Samu de Campina Grande receberá selo de qualidade e mais investimentos do Ministério da Saúde

Samu de Campina Grande

O Governo Federal concederá um selo de qualidade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campina Grande que deve garantir o aumento de 75% no incentivo financeiro (cerca de R$382 mil) repassado mensalmente para o serviço. A qualificação foi anunciada na semana passada, após uma vistoria feita por técnicos do Ministério da Saúde na sede Central de Regulação de Atendimentos do Samu, que funciona no bairro São José.

De acordo com a consultora técnica responsável pela vistoria, Simone Sales, o selo faz parte de uma política nacional de qualificação do Samu para incentivar a melhoria do serviço e padronizar a qualidade do atendimento oferecido. “Estivemos aqui em agosto do ano passado, fizemos um parecer apontando pendências que faltavam ser resolvidas para liberarmos a qualificação, mas vimos que as recomendações para melhorar a estrutura física e o processo de trabalho foram cumpridas satisfatoriamente”, explica.

A técnica do Ministério da Saúde afirmou ainda que houve um salto de qualidade na organização do Samu campinense. “A gente sai daqui hoje muito satisfeito porque percebe que a equipe médica está completa e mais presente no serviço, o software implantando melhorou muito, foram feitas as melhorias necessárias na parte externa e a central de regulação também está bem mais organizada”, avalia.

Segundo o coordenador do Samu, Carlos Alberto Figueiredo Filho, no processo de qualificação do serviço, a Prefeitura investiu na ampliação da estrutura física da sede, renovou três ambulâncias da frota e criou um auditório no espaço, onde irá funcionar um núcleo de ensino permanente. “Com a qualificação, além do aumento dos recursos, também serão destinados, ainda este ano, treze veículos para a reserva técnica da nossa frota de outras cidades paraibanas reguladas pelo Samu de Campina Grande”, comemora.


Expansão do atendimento
A secretária adjunta de saúde de Campina Grande, Eudézia Damaceno, informou que a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar e melhorar o atendimento do Samu no município, com a descentralização das unidades móveis de atendimento de urgência. “Vamos levar ao Ministério da Saúde a proposta de criação de duas bases descentralizadas do Samu nos distritos de Galante e São José da Mata. Dessa forma, pretendemos conseguir diminuir ainda mais o tempo de resposta no atendimento à população das duas localidades”, garante.

Foto: Banco de imagens / Fonte: PMCG
Leia mais sobre: ×