Quatro grupos de diferentes lugares do país se apresentam em Campina Grande pelo Sonora Brasil

Projeto Sonora Brasil

Músicos do Amapá, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul se apresentam em Campina Grande esta semana. Eles integram a programação da mostra especial Sonora Brasil, promovida pelo Sesc com o objetivo de apresentar a cultura da tradição oral presente em comunidades quilombolas com canções que retratam o cotidiano social, o trabalho e crenças religiosas.

Utilizando tambores fabricados artesanalmente, os grupos Raízes do Bolão (AP), Samba de Cacete de Vacaria (PA), Raízes do Samba de Tocos (BA) e AlabêÔni (RS) sobem ao palco do Sesc Centro, em Campina Grande, entre os dias 20 e 23 de agosto, sempre as 20h. A entrada de é gratuita e o evento é aberto ao grande público.

Confira a programação completa:

Terça-feira (20 de agosto)
Às 20h, no Teatro do Sesc Centro
Raízes do Bolão - Amapá
Grupo Raízes do Bolão. AP
O grupo do quilombo do Curiaú, no Amapá, apresenta o marabaixo e o batuque.


Quarta-feira (21 de agosto)
Às 20h, no Teatro do Sesc Centro
Samba de Cacete da Vacaria - Pará
Samba de Cacete da Vacaria
O samba de cacete é trazido pelo grupo da região de Cametá, no Pará.


Quinta-feira (22 de agosto)
Às 20h, no Teatro do Sesc Centro
Raízes do Samba de Tocos - Bahia
Raízes de Tocos, da Bahia
Da cidade de Antônio Cardoso, na Bahia, o grupo canta e dança o samba de roda.


Sexta-feira (23 de agosto)
Às 20h, no Teatro do Sesc Centro
Alabê Ôni - Rio Grande do Sul
Grupo Alabê Ôni. RS
Do sul do país vem o Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra, que recuperam a história do Tambor de Sopapo. Originário da região das charqueadas de Pelotas, o instrumento está desaparecendo da tradição local. O grupo apresenta repertório de moçambiques, quicumbis, alujás e candombes.


Sobre o projeto
O Sonora Brasil, projeto nacional, busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3194.
Fotos: Divulgação
Leia mais sobre: × × × × ×