Fotografia | Mulheres que venceram a luta contra o câncer são tema de ensaio em Campina Grande

Projeto Beleza na Veia Campina Grande

“Não é a ausência de uma mama que irá me fazer ser menos mulher". O depoimento emocionado é de uma das participantes do projeto fotográfico Beleza na Veia, liderado por Anne Rodrigues, aluna do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ideia resultou na ação de reunir seis mulheres de Campina Grande que encararam e venceram a luta contra o câncer.

As sessões de fotografias aconteceram em estúdio e ao ar livre. Além da organizadora, o projeto conta com a participação de outros cinco alunos do curso de jornalismo, que estão sendo orientados pelos professores Cléper Dantas e Agda Aquino.

Para Anne Rodrigues, a experiência de vida dessas mulheres é combustível para muitos projetos desse gênero darem certo.  “Primeiro nós queremos quebrar esse paradigma de beleza que há na sociedade. Como o tratamento de câncer é muito agressivo, as mulheres ficam debilitadas, mas mesmo assim é possível encontrar beleza e fazê-las se sentirem bem após enfrentaram essa batalha. Esse projeto oferece isso, e elas estão dando uma resposta muito positiva a nossa iniciativa”, explica.


Exemplo de luta
Depois de passar dois anos e três meses lutando contra o câncer de mama, Gladys Aragão, disse que essa oportunidade é mais uma que ela está encarando em uma nova fase da vida.

De acordo com ela, que precisou se submeter a uma cirurgia de mastectomia total, ainda é preciso que muitas mulheres vençam o preconceito contra quem enfrenta a doença, e projetos como esse são uma excelente oportunidade para tal. “Não é a ausência de uma mama que irá me fazer ser menos mulher. Estar aqui vivenciando essa experiência com esses alunos está sendo muito bom. Melhora o nosso ânimo, nos faz viver uma experiência que nós não tínhamos ainda, e tudo isso nos empolga muito", destaca.

Foto: Assessoria
Leia mais sobre: × × ×