Estudantes da UEPB organizam protesto e pedem reforço na segurança da Central de Aulas

UEPB Segura

Os recentes registros de violência no campus da UEPB, em Campina Grande, motivaram a organização de um protesto por parte dos estudantes. A partir das 10h desta quarta-feira, dia 14 de agosto, eles devem iniciar o protesto, intitulado 'UEPB Segura'. Entre as reivindicações, estão mais segurança, iluminação e transporte coletivo que passei mais próximo à Central de Aulas, no bairro de Bodocongó.

Nas últimas semanas, os estudantes acompanharam o registro de vários assaltos à mão armada, roubo de veículos dentro do campus e até um tiroteio, no período da noite, em frente à Central de Aulas da UEPB. Na página do evento no Facebook, os estudantes se organizam com oficinas de cartazes e comentam sobre as reuniões que tiveram com os representantes da reitoria. Confira alguns trechos do que foi publicado na rede social:

"A reunião teve início com a fala dos três representantes da reitoria: o policial e consultor de segurança Rodrigo; Flávio, engenheiro elétrico; e o coordenador de segurança, Joel. Eles fizeram uma breve apresentação da situação aos olhos da reitoria. 

Em suas falas, os representantes insistiram em dizer que a segurança no Campus era responsabilidade da Prefeitura e do Estado, esquecendo que por se tratar de uma autarquia, a universidade tem sob sua responsabilidade a segurança de todos que a frequentam. Apesar de não ter uma cópia em mãos, eles afirmaram que já haviam enviado um ofício ao Governo do Estado solicitando um posto policial. 


Por várias vezes a equipe enviada pela reitoria entrou em contradição, em uma delas um dos membros da Comissão, responsável pela organização do protesto, lembrou ao Coordenador Joel que na sua primeira fala ele havia dito que não houve redução de seguranças, e já em uma outra fala, ele afirmava que no CCT havia três seguranças até o mês passado, mas agora contava com apenas 1, pois os outros dois foram demitidos por serem julgados como desnecessários. 

A reunião teve como encaminhamento um documento que será enviado ao Reitor contendo uma lista de exigências feitas pelos alunos, como: 

- O retorno imediato dos seguranças que foram demitidos antes da onda de violência, ainda nas próximas semanas;
- A realização de um fórum sobre segurança para discutir de forma mais ampla com a comunidade acadêmica a questão de como deverá ser feita a segurança, se com muros, câmeras, mais seguranças, etc.

Além dessas reivindicações também ficou decidido que todos os estudantes presentes na reunião, bem como o DCE, iriam APOIAR o Protesto que irá acontecer nessa próxima quarta-feira, 14. Protesto esse, que tem como intuito, fazer o Reitor refletir sobre o problema da segurança e forçá-lo a dialogar com o Governo do Estado e Prefeito Municipal, no sentido de resolver essa questão".


Foto: Reprodução
Leia mais sobre: × × × ×