O documentário conta a história de Pedro Cancha, figura lendária e real de Campina Grande, um dos primeiros homens a vestir saia no Brasil. O curta metragem tem 18 minutos e uma direção de arte rebuscada para relembrar os fatos curiosos envolvendo o personagem nos anos 60 e 70, em plena Ditadura Militar.
'Cancha - Antigamente Era Mais Moderno' abriu seu circuito de festivais no Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2013 – onde recebeu o prêmio do júri oficial para melhor documentário da mostra de curtas Mercosul. Também participou do Sercine - Festival Sergipe de Audiovisual, Curta Coremas (onde recebeu prêmio pelo júri oficial para melhor fotografia)
Sinopse
Pedro Souto Guimarães, conhecido também como "Pedro Cancha" é retratado a partir de um singular olhar que o permite viver realisticamente até suas fantasias mais ficcionais, tão reais, quanto seus passeios em plena década de 1970, no centro de Campina Grande-PB, com sua saia que se fazia discreta ao se comparar com sua presença performática.
Filmado em ambientes que, por si só, se constituem personagens, colaborando à estrutura narrativa documental, que, de forma rítmica, conta a trajetória de um personagem e sua verdadeira história ficcional ou de uma ficcional história verdadeira sobre um homem, suas ideologias, sobre uma época, suas nuances e contrastes, sobre ter cancha, sobre ser cancha...
Confira o teaser do filme:
Curta a página do filme no Facebook.
Imagem: Reprodução