Curiosidade | Campinense está por trás do site '1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer'

1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer

Um endereço na internet indispensável para quem curte música é o site '1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer', que apresenta uma seleção de grandes vídeos musicais, desde os primórdios dos anos 60 até os dias atuais. Mas o que pouca gente sabe é que o criador do site é um campinense...

Estamos falando de João Paulo Porto, formado em Letras pela UEPB, professor de inglês e fanático por cultura pop e por fotografia. Ele criou o site, no formato de blog, em julho de 2010. De lá para cá, já apresentou mais de duzentos clipes de diferentes estilos musicais, sempre com comentários sobre os bastidores e curiosidades das gravações e/ou a vida dos artistas. A missão do jovem blogueiro é fazer com que os internautas encontrem seus vídeos favoritos e ainda descubram muitos outros que merecem ser conhecidos.

Mesmo com a lista longe de ser concluída, o site de João Paulo já ganhou destaque na mídia nacional, como no programa 'Leitura Dinâmica', da RedeTV. Ano passado, o jornal O Globo também publicou uma matéria sobre o trabalho dele. O autor revelou à publicação que dedica cerca de 15 horas por semana ao site, inspirado na série de livros lançados no Brasil pela editora Sextante (1001 livros/filmes/discos para ler/ver/ouvir antes de morrer). 

Tanto tempo? Pois é. O trabalho de pesquisa envolvido na seleção dos clipes não é pequeno. E essa pesquisa, segundo João Paulo, é feita em sites, revistas e livros sobre música. O site tem crescido e já ganhou novas seções, como de novos clipes e artigos. João agora também conta com um colaborador: Thiago Murta Ferreira, de São Paulo.

O campinense confessa que pretende ir além do site e, quem sabe lá na frente, publicar uma versão impressa da lista de 1001 videoclips para ver antes de morrer.

Enquanto ele não chega ao final da seleção, você pode conhecer o site neste link e conferir alguns dos clipes que já estão na lista: 

208 - Red Hot Chilli Peppers | Give It Away (confira a resenha aqui)



169 - Psy | Gangnam Style (confira a resenha aqui)




142 - Duran Duran | Rio (confira a resenha aqui)




111 - Beyoncé | Single Ladies (confira a resenha aqui)




77 - Gorillaz | Clint Eastwood (confira a resenha aqui)



39 - David Bowie | Let´s Dance (confira a resenha aqui)




20 - Cindy Lauper | Girls Just Want To Have Fun (confira a resenha aqui)




1 - Michael Jackson | Thriller (confira a resenha aqui)


Leia mais sobre: × × ×