Conheça a história do empresário Álvaro Lucena, líder da Associação de Motoclubes de Campina Grande

Álvaro Lucena, idealizador e organizador do Campina Grande Motofest

São mais de 30 anos e incontáveis quilômetros percorridos sempre na companhia de sua grande paixão: motocicleta. É assim que o empresário campinense Álvaro Lucena, idealizador e organizador do Campina Grande Motofest, se define. Apesar das poucas cilindradas das motocicletas fabricadas na década de 1970, a paixão por aventura, o vento no rosto e a sensação de liberdade proporcionada pela vida sobre duas rodas o conquistaram quando ele era apenas um adolescente.

A paixão rendeu a fundação de um clube de motos em 2002 (o motoclube Rota 230), do qual Álvaro é presidente. O motoclube conta com vários integrantes comandados pelo experiente piloto além das facções do Rota 230 que foram fundadas no Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa.  No currículo 'radical' do apaixonado por aventuras consta ainda a participação na Confraria da Hayabusa do Nordeste, Máster do Brazil Rider´s na Paraíba e presidente fundador da Associação dos Motoclubes de Campina Grande (AMCG).

A paixão pelas road trips teve início muito depois de seu ingresso no mundo motociclístico. Veio junto à suas primeiras grandes aquisições, uma moto esportiva Blackbird 1100 XX, ano 2000, da Honda. Um verdadeiro upgrade para quem deu os primeiros passeios de motocicleta em uma Yamaha 50 cc."Gosto mesmo é de pilotar minha Hayabusa e viajar o ano inteiro principalmente para divulgar o Campina Grande Moto Fest", fala.

Não é por acaso que Álvaro Lucena faz parte da Confraria Hayabusa. O envolvimento com esse universo é tamanho que ele tem até uma tatuagem com o símbolo da marca japonesa em uma das pernas e no braço a tatuagem do MC Rota 230. A sua moto, claro, só podia ser uma Suzuki, a Hayabusa 1300 cilindradas, considerada uma das mais rápidas do planeta. “Não é porque tenho uma moto possante que vou cometer imprudências ou fazer ultrapassagens arriscadas. Com o passar do tempo a gente ganha mais experiência e aprende que a responsabilidade está acima de tudo”, explica.

Venda de acessórios e projetos
São mais de 30 anos pilotando e a história de amor entre Álvaro e as motocicletas também ganhou força quando ele abriu uma loja de acessórios e peças para motos em Campina Grande. Mas atualmente o empresário optou por gerenciar apenas a venda virtual desses produtos. A medida serviu para ganhar mais tempo para dedicar-se às viagens e ao Motofest, que reúne em média seis mil motociclistas de todo o país. “O prazer de pilotar um brinquedo  como esses é inigualável", fala.

Mas nem só de agitação e viagens é feita a rotina de Álvaro. Na lista de desafios está a implantação de projetos sociais na Associação dos Motoclubes de Campina Grande. Um deles é o programa de ações educativas para o trânsito, além do cursos de pilotagem para novos motociclistas. "O índice de acidentes envolvendo os motociclistas ainda é alto e temos o papel social de tentar transformar essa realidade", afirma.

Foto: Acervo Pessoal
Leia mais sobre: × ×