Cinema | Curta-metragem de ficção produzido em Campina Grande é selecionado para festival no Rio

Curta metragem Espuma, em Campina Grande

Um misterioso encontro entre duas mulheres em um local, no mínimo, pitoresco. Assuntos escusos  e confidenciais a serem tratados. Todo cuidado é pouco, as paredes podem ter ouvidos. Esta é tônica de  Espuma, curta-metragem de ficção produzido em Campina Grande, com direção de Emerson Saraiva e co-direção de Jaime Guimarães e Produção de Fabíola Rodrigues.

A produção já garantiu espaço na 14ª edição do Festival do Instituto de Artes da Unicamp, que acontecerá entre 21 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. O filme também estreia durante a programação do 8º Comunicurtas, festival de cinema realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontece entre os dias 26 de agosto a 1 de setembro. Espuma concorrerá na Mostra Competitiva Tropeiros, onde participam só filmes paraibanos.

As gravações de Espuma aconteceram em um único dia, no início do mês de junho. No entanto, durante reuniões no mês de maio a equipe planejou a logística e ensaiou o texto com as atrizes. O roteiro, de autoria também de Emerson Saraiva, já estava pronto a alguns meses,. Foram usadas como locações algumas ruas de Campina Grande e as dependências de um motel da cidade.

Diálogos secretos
O enredo do filme gira em torno de um estranho encontro entre Ana e Raquel, respectivamente interpretadas por Anna Melo e Magna Santos, atrizes campinenses. Na trama, as personagens, até então desconhecidas, encontram-se em um quarto de motel para tratar de assuntos delicados. Para evitar possíveis gravações ou grampos, ambas ficam totalmente nuas, e no ambiente segue-se um diálogo com clima tenso e que desperta a curiosidade do espectador.

O diretor explica que a ideia para o filme veio em uma situação inusitada. “Surgiu de uma conversa sobre política, onde eu e uns amigos discutíamos meios improváveis de se fazer reuniões secretas sem que ninguém suspeitasse de nada. Adaptei, acrescentei uma pitada de ficção e construí o roteiro”, explica Emerson.

Foto: Assessoria / Divulgação
Leia mais sobre: × × ×