Campanha pede doação de livros para penitenciárias de Campina Grande e de outras cidades da Paraíba

Arrecadação de livros

Uma interessante campanha está sendo promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária do Governo da Paraíba para incentivar a doação de livros às unidades prisionais de aos cursos de educação formal que funcionam no Estado. Em Campina Grande, os livros estão sendo arrecadados na Penitenciária Jurista Angello Amorim, no bairro do Monte Santo, com o objetivo de formar um acervo de obras literárias, com clássicos, romances, livros científicos e filosóficos.

A campanha da Seap tem como tema ‘Cidadania é leitura, ressocialização é educação’. “Com esta ação, estamos fazendo um apelo à sociedade civil, para que fazer a sua parte e contribuir com o processo de ressocialização no Estado da Paraíba. Entendemos que através de campanhas como esta, numa parceria entre o governo e a população, poderemos melhorar gradativamente o sistema prisional e, consequentemente, preparar as pessoas que se encontram em situação de cárcere, para o retorno à sociedade”, explica Wallber Virgolino, secretário de administração penitenciária.

A gerente executiva de ressocialização da Seap, Ziza Maia, completa “A leitura abre novos horizontes e permite a visualização de novos universos. A descoberta da leitura pode fomentar o desejo para o ingresso na educação formal, por isso é muito importante a adesão das pessoas nesse processo de contribuição para a mudança de postura das pessoas que cumprem pena, para que possam se reinserir na sociedade, portanto, é um exercício de cidadania”.

Os livros arrecadados serão distribuídos de forma proporcional à população carcerária de cada unidade na Paraíba, sob coordenação da gerência de ressocialização da Seap.

Confira os pontos de arrecadação dos livros em Campina e em outras cidades:

Campina Grande - Penitenciária Jurista Angello Amorim (Monte Santo)

João Pessoa - Gerência de Ressocialização da Seap, localizada no Centro Administrativo Estadual, e Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice.

Patos - Penitenciária feminina

Nos demais municípios, as doações podem ser realizadas nas cadeias públicas.

Foto: Banco de imagens
Leia mais sobre: × ×