Câmara Municipal de Campina Grande promove sessão marcando os 60 anos de morte de Felix Araújo

Câmara Municipal de Campina Grande promove sessão marcando os 60 anos de morte de Felix Araújo

A Câmara Municipal de Campina Grande promove uma sessão especial para homenagear o sexagenário aniversário de morte de Felix Araújo, seu patrono. O evento está marcado para esta quinta-feira, dia 22 de agosto, às 10h, e deve contar com a presença de familiares, políticos e admiradores da obra do estadista.

Além de político, Felix Araújo também foi poeta, tribuno, ensaísta, crítico literário, escrituário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista. Foi assassinado em julho de 1953 num crime com motivações políticas que abalou a cidade.

Durante o evento desta quinta-feira, no plenário da Câmara, o professor José Mário da Silva Branco, da Universidade Federal de Campina Grande, irá proferir uma palestra intitulada 'Um homem plural chamado Félix de Sousa Araújo'.


A história de Felix Araújo
Natural de Cabaceiras, aos dezesseis anos, Félix de Souza Araújo já publicava artigos em jornais. Ainda no ano de 1938, Alceu Amoroso Lima reconheceu importante vertente de sua personalidade: a sua erudição.

Foi pracinha voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Lutou nos campos da Itália contra o nazifascismo, em 1943. Foi correspondente de guerra e fundou o jornal "Cruzeiro do Sul". Ao voltar, fixou residência em Campina Grande.

Criou o programa "A Voz dos Municípios" na Rádio Borborema de Campina Grande. Também, durante muito tempo, manteve o programa "Carrossel da Vida", com leitura de crônica diária na Rádio Caturité. Filiou-se ao PCB, disputando, por este partido, duas eleições: em 1946, para deputado federal e 1947 para deputado estadual. Deixou o PCB em 1948.

Em 1947, Félix liderou a campanha de Elpídio Josué de Almeida a prefeito de Campina Grande. Foi secretário de Educação e Cultura deste governo, introduziu o "Cinema Educativo". Coordenou a campanha eleitoral de José Américo de Almeida a governador da Paraíba (1950)..

Elegeu-se vereador mais votado de Campina Grande em 1951, pelo PL (Partido Libertador). Integrou as comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Educação e Cultura (1951 a 1953). Denunciou a corrupção. Rompeu com o prefeito Plínio Lemos e com o governador José Américo de Almeida.

Felix Araújo foi assassinado na Rua Maciel Pinheiro, centro da cidade de Campina Grande. Faleceu aos 30 anos de idade em decorrência dos ferimentos, na Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande.

Foto: Retalhos Históricos de Campina Grande
Leia mais sobre: × ×