Saúde | Importância de diagnóstico precoce da Aids é debatido por pastoral de Campina Grande

Importância de diagnóstico precoce da Aids é debatido por pastoral de Campina Grande

Alertar para a importância do diagnóstico precoce da Aids e esclarecer a população sobre os principais tipos de testes e formas de prevenção. Esses são alguns dos desafios promovidos pela Pastoral da Aids de Campina Grande. Os diretores locais se reunirão com coordenadores diocesanos e agentes de todo o Nordeste para traçar novas metas e ações para a cidade. O encontro tem início nesta sexta-feira, 19, e se estende até o próximo domingo, dia 21 de julho. A programação acontece no Centro Diocesano de Treinamento no bairro do Tambor.

O assessor nacional da Pastoral da AIDS, Frei Luís Carlos Lunardi, da Arquidiocese de Porto Alegre, estará em Campina para participar do evento. No encontro, será feito um estudo sobre os aspectos técnicos do HIV, como sua história, dados atualizados dos infectados e o que há de novidade no tratamento e prevenção.

Os participantes irão discutir sobre a importância do diagnóstico precoce além de estudar qual a maneira mais eficaz de levar ao público as informações necessárias. Os tipos de teste, esclarecimentos sobre as formas de infecção, desmistificação da doença, o acompanhamento aos infectados e as obrigações do poder público também são assuntos que estarão em pauta.

Em Campina Grande, a Pastoral da AIDS vem, há dois anos, trabalhando no aconselhamento e acompanhamento dos infectados, atuando também no campo da prevenção. “Percebemos que, ainda hoje, o número de óbitos em decorrência da AIDS é muito alto devido à falta de diagnóstico precoce e acompanhamento adequado”, explica Socorro Nóbrega, coordenadora da Pastoral na diocese.

Foto: Divulgação
Leia mais sobre: ×