Saúde | Centro Regional de Referência vai capacitar profissionais para lidar com usuários de drogas

Centro Regional de Referência em Campina Grande

Em breve Campina Grande contará com o funcionamento do Centro Regional de Referência (CRR), que será construído com financiamento do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

No local, profissionais que atuam nas áreas de Saúde e Assistência Social, além de profissionais com atuação no Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública, receberão cursos para lidar com usuários de crack e outras drogas, particularmente aqueles com atuação em Campina Grande e na região da Borborema.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi a instituição selecionada para a implantação do serviço. Haverá formação permanente de profissionais das redes de atenção integral à saúde de usuários de crack e outras drogas de Campina Grande.

O objetivo não é apenas formação na prevenção ou tratamento, mas entender quais os efeitos e consequências das drogas e saber como ajudar pessoas nessas condições. Para isso, a UEPB, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campina Grande, instituiu um Grupo de Trabalho que garantirá a operacionalização do início dos cursos.

Oficina de planejamento
A primeira oficina do projeto acontece nesta quarta-feira, 31 de julho e ainda no dia 1º de agosto, no Auditório do Museu Assis Chateaubriand (MAC). Participam do Grupo de Trabalho o professor doutor Edmundo Gaudêncio e a professora doutora Rilva Suely de Castro Cardoso, além de Giovanna Cordeiro e Ranulfo Cardoso, gestores da Secretaria de Saúde.

A oficina é destinada para 40 profissionais que atuam na gestão da saúde municipal. O principal objetivo é promover a discussão e orientação técnica dos gestores da saúde municipal, para que se tornem aptos a contribuir para o planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações do programa voltado para o atendimento de usuários de crack e outras drogas.

Foto: Divulgação

Leia mais sobre: × ×