Saúde | Ações da 'Semana do Bebê' alertam para a qualidade dos primeiros anos de vida da criança

Semana do Bebê

Campina Grande é a cidade da Paraíba responsável pela divulgação da 'Semana do Bebê' e sensibilização dos demais municípios do Estado para participar do projeto. Com o objetivo de mobilizar outras cidades para melhorar a qualidade de vida das crianças desde seus primeiros anos de vida, a Secretaria Municipal de Saúde promove, a partir das 9h desta terça-feira, dia 23, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, a primeira reunião preparatória da 'Semana do Bebê'.

A iniciativa, apoiada pelo Unicef em várias cidades, está contribuindo para garantir a sobrevivência dos bebês, promover seu desenvolvimento, educação, lazer e convívio com a família e a comunidade, além de proporcionar um crescimento sem violência e protegido de doenças como a aids. Este trabalho será desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Saúde em parceria com representantes do Unicef, que também estarão presentes na reunião desta terça-feira. “A proposta é incentivar as prefeituras para que dentro de sua realidade realizem durante uma semana essa grande mobilização em favor da primeira infância”, explica a coordenadora municipal da Saúde da Criança, Geuma Marques.

Durante a 'Semana do Bebê', são realizadas diferentes ações como seminários, encontros, oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A ideia é envolver gestores e profissionais de diversas áreas, além de conselheiros de direitos e tutelares, empresários e representações da sociedade para discutir com especialistas convidados e a população temas e cuidados relacionados ao desenvolvimento integral da Primeira Infância. Também entra na pauta de discussões o fortalecimento das famílias e municípios.

Primeira infância
Segundo a Unicef, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. É nessa fase da vida que os meninos e meninas desenvolvem grande parte do potencial cognitivo que terá quando adultos. Por esta razão, a atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais.

Foto: Banco de dados
Leia mais sobre: ×