Pesquisadores da UFCG avaliam uso de energia solar em habitações do projeto Minha Casa, Minha Vida

Energia Solar Minha Casa minha Vida Campina Grande

Pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irão avaliar a aplicabilidade do uso de energia solar em casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em toda a Paraíba. A excelência dos estudantes e professores (com projetos reconhecidos internacionalmente) motivou a escolha. Conhecida por 'exportar' cérebros para todo o mundo, a Rainha da Borborema é referência em tecnologia.

O Termo de Cooperação Técnica sobre o desenvolvimento desta pesquisa em específico foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 08 de junho, no campus de Campina Grande. O reitor Edílson Amorim e o governador Ricardo Coutinho informam que o objetivo é beneficiar a população atendida pelo programa habitacional com a redução dos custos da energia elétrica.

A princípio o sistema será instalado e testado num bloco de 16 apartamentos em Campina Grande. De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia, a ideia é implantar, nas casas a serem construídas, um sistema que produza energia a partir da instalação de painéis solares fotovoltaicos.  O professor Maurício Correia, do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM) da UFCG,  vai coordenar os trabalhos.

Foto: Divulgação
Leia mais sobre: × ×