Pesquisadores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irão avaliar a aplicabilidade do uso de energia solar em casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em toda a Paraíba. A excelência dos estudantes e professores (com projetos reconhecidos internacionalmente) motivou a escolha. Conhecida por 'exportar' cérebros para todo o mundo, a Rainha da Borborema é referência em tecnologia.
O Termo de Cooperação Técnica sobre o desenvolvimento desta pesquisa em específico foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 08 de junho, no campus de Campina Grande. O reitor Edílson Amorim e o governador Ricardo Coutinho informam que o objetivo é beneficiar a população atendida pelo programa habitacional com a redução dos custos da energia elétrica.
A princípio o sistema será instalado e testado num bloco de 16 apartamentos em Campina Grande. De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia, a ideia é implantar, nas casas a serem construídas, um sistema que produza energia a partir da instalação de painéis solares fotovoltaicos. O professor Maurício Correia, do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM) da UFCG, vai coordenar os trabalhos.
Foto: Divulgação