A Biblioteca Setorial José Alves Sobrinho foi inaugurada esta semana no Museu Assis Chateaubriand, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a novidade, Campina Grande ganha mais pontos na cultura. O acervo é composto por aproximadamente 700 livros já prontos para consulta e foi disponibilizado após doações de instituições como Petrobrás, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Instituto Tomie Ohtake, além de doações particulares e intercâmbios entre bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba.
O local reúne obras sobre arte, pintura, fotografia, arquitetura, literatura, cultura, biografias de artistas nacionais e internacionais, catálogos de exposições, boletins de museus, CDs, DVDs e Folhetos. Para facilitar o acesso, o acervo é automatizado pelo Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) e pode ser consultado in-loco e online.
Por enquanto não haverá possibilidade de empréstimo, apenas consulta local para todos os visitantes do museu. Para acesso e recuperação do acervo, o usuário utiliza o Terminal de Usuário do SIABI, disponibilizado in-loco nos computadores da B-MAC/UEPB e on-line. Basta selecionar a opção Biblioteca do Museu – MAC, com isso realizar a busca através do título, autor e assunto, com possibilidade de pesquisa avançada.
Detalhes
A biblioteca tem seu nome em homenagem ao paraibano José Alves Sobrinho (1921-2011), grande poeta e estudioso da cultura popular brasileira. O local funcionará no horário do museu durante a semana: de terça à sexta das 9h às 18h, sem fechar para o almoço.
Fotos: Assessoria MAC