Exposição virtual mostra detalhes da apresentação do projeto 'Cultura no Presídio', em Campina Grande

Projeto Cultura no Presídio em Campina Grande

Apresentações densas, aplaudidas de pé e que emocionaram o público que lotou o Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. Assim foi o espetáculo do projeto Cultura no Presídio, apresentado nesta segunda-feira, 29 de julho. A ação integrou a programação da edição 2013 do Festival de Inverno.

O fotojornalista Antônio Ronaldo fez registros especiais do evento. As imagens desta exposição virtual, exposta no Grande Campina, mostram detalhes da apresentação que reuniu aproximadamente 35 apenados do Presídio do Serrotão. "Optei por usar o preto e branco para dar maior profundidade às fotos", explica. Confira:

Projeto Cultura no Presídio em Campina Grande

Na foto acima, fragmento de Cartas Embaralhadas, apresentação teatral que foi montada a partir de cartas escritas pelos próprios apenados, integrantes da turma de teatro do projeto.

Projeto Cultura no Presídio em Campina Grande

Segundo o diretor de teatro do espetáculo, Chico Oliveira, esta encenação representa um grito de socorro por liberdade, respeito, amor incondicional e dignidade ao ser humano.

Segundo o diretor, Chico Oliveira, a encenação é um grito de socorro por liberdade, respeito, amor incondicional e dignidade ao ser humano.

Corpos invisíveis, descartados, emudecidos. Corpos que se amontoam e formam uma grande massa esquecida: foi com essa reflexão que Myrna Maracajá dirigiu e elaborou a coreografia da Dança do Existencial (foto acima).


"Os corpos querem gritar, os corpos querem denunciar. O silêncio e a invisibilidade ganham lugar no corpo vivificado pela dança", escreveu Myrna ao comentar o espetáculo Refugos Humanos, que foi embalado pela música experimental de Soap&Skin.

Fotos: Antônio Ronaldo
Leia mais sobre: