Evento da Sociedade Internacional de Biometria reúne pesquisadores de seis países em Campina Grande

Rangel Junior

Pela primeira vez, Campina Grande sedia a 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e o 15° Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (Seagro). Os dois eventos de repercussão internacional foram abertos na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, pelo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior. Realizados pela UEPB, através do Departamento de Estatística, com parcerias celebradas com diversos órgãos como a Embrapa, o CNPQ e o IBGE, os eventos prosseguem até o dia 26 de julho, no auditório do centro de convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel.

Mais de 600 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores da área de todas as regiões do Brasil e de outros países, estão participando do evento. No total, serão 71 conferências abordando temas diversificados, em várias áreas que utilizam a modelagem estatística, observando principalmente os problemas climáticos na região Nordeste e o impacto na vida do povo. Além disso, sete pesquisadores internacionais, representando os Estados Unidos, a Irlanda, a Bélgica, Chile e Argentina irão ministrar conferências na Reunião.

Na condição de reitor da instituição anfitriã, Rangel Junior deu as boas vindas aos convidados e desejou êxito aos conferencistas. Rangel lembrou que a UEPB vem, ao longo dos anos, ampliando a sua capacidade de atrair eventos desse porte para Campina Grande e para cidades onde a Instituição tem campus.

Rangel Junior

Rangel Junior destacou o potencial do Departamento de Estatística da UEPB, cujo curso com profissionais de excelência está consolidado. Para ele, receber profissionais de todo o país e até do exterior é uma maneira de a UEPB contribuir com o desenvolvimento local, visto que o evento atrai receita e conhecimentos para a cidade. “Esse intercâmbio é importante entre as várias instituições de todo o país. Para nós é sempre uma satisfação receber todos”, disse. Ao apoiar o evento, segundo o reitor, a Universidade consolida as suas políticas acadêmicas e de intercâmbio científico e cultural.

Coordenador do evento, o professor Ricardo Alves disse que os eventos se revestem de grandes significados, visto que a Paraíba tem atualmente três cursos de Estatística. “Esse evento, como congrega pesquisadores e também pessoas de curso de Bacharelado em Estatística de todo o país, fará com que a Estatística entre no meio científico”, observou.


Modelos para identificar doenças no planeta
A conferência de abertura foi ministrada professora doutora Clarice Garcia Borges Demétrio, presidente da Sociedade Internacional de Biometria. Em sua conferência, ela apresentou modelos que permitem aos pesquisadores analisarem dados que são obtidos ao longo do tempo na forma de contagem e de proporções.

Clarice Garcia Borges Demétrio

A docente citou, como exemplo, os mecanismos que são utilizados para identificar o número de ataques epiléticos e outras doenças observadas em pacientes ao longo do tempo. O objetivo da estatística, segundo ela, é garantir conclusões adequadas e bem feitas. Para ela, a utilização de métodos estatísticos na analise de dados, levam a conclusão que são mais fidedignos para o bem da sociedade.


Visitas técnica e cultural
As reuniões da RBras ocorrem anualmente e, a cada dois anos, é realizada conjuntamente com o SEAGRO. A 58ª Reunião Anual da RBras foca o tema “Modelagem Estatística em áreas multidisciplinares: Impactos causados pelas mudanças climáticas na Região Nordeste”. A programação do evento consta de minicursos, sessões temáticas, comunicações e pôsteres. Tradicionalmente, duas outras sessões ocorrem no evento: a Sessão da Associação Brasileira de Estatística (ABE) e a Sessão Embrapa.

A Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) é uma sociedade científica, de caráter cultural, sem fins lucrativos, dedicada aos pesquisadores brasileiros que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das Ciências Agrárias, Biologia e áreas afins.

A RBras procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando e apoiando eventos científicos que visam o desenvolvimento da Estatística. A Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, pertence à The International Biometric Society (IBS), constituída de diversas outras regiões e países e envolvendo pesquisadores da área de Biometria do todo o mundo.

Fotos e fonte: Assessoria UEPB
Leia mais sobre: × × × ×