Depois de competir com participantes de oito países, um estudante de Campina Grande conquistou uma medalha de ouro no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), realizado recentemente na cidade de Brisbane, na Austrália. Mateus Carvalho Dantas é aluno do primeiro período do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A competição é organizada anualmente entre todos os estudantes dos países ibero-americanos selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que este ano aconteceu entre os dias 6 e 13 de julho. Equipes de nove países participaram do CIIC: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal e Venezuela. Além de Mateus, apenas outros três competidores foram agraciados com medalha de ouro na CIIC 2013. O Brasil conquistou ainda duas medalhas de prata. A premiação foi realizada em Brisbane, no último dia 12, durante a IOI.
A trajetória de Mateus é muito boa nas competições. Além da medalha de ouro na CIIC 2013, ele conquistou a medalha de prata (2013), ouro (2010) e honra ao mérito (2009) na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Além disso, ele obteve uma medalha de ouro (2012) e três medalhas de bronze (2008, 2010 e 2011) na Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). É importante ressaltar que em 2011 e 2012, mesmo estando no ensino médio, ele competiu na categoria do ensino superior da OPI.
“Conquistar uma medalha de Ouro em uma olimpíada internacional como a Ibero-Americana me dá uma certa confiança, visto que a prova apresentou um nível de dificuldade considerável e que os participantes são os mais bem qualificados de todos os paises ibero americanos. É uma conquista que me orgulha bastante, de verdade”, conta Mateus. Para o professor Rohit Gheyi, do Departamento de Computação e coordenador da Olimpíada Paraibana de Informática, “é com muita satisfação e orgulho que vemos esse resultado”.
Foto: Divulgação / Fonte: Carlos Leão/Assessoria CEEI/UFCG