Confira o resultado da pesquisa com a opinião dos internautas sobre o Maior São João do Mundo 2013

Maior São João do Mundo

Passada a edição 2013 do Maior São João do Mundo, o Grande Campina promoveu uma enquete aberta para saber a opinião dos internautas sobre várias questões relacionadas à festa. A pesquisa foi aberta no dia 1º de julho e encerrada no dia 9. Ao todo, 612 internautas responderam as questões. Confira os resultados:

Turistas aprovaram a festa e devem voltar nos próximos anos
Dividimos os entrevistados em duas partes: os que moram em Campina Grande (82%) e os turistas que estiveram na cidade especialmente para prestigiar o São João (18%). Além dos campinenses, também recebemos respostas de pessoas de João Pessoa, Recife, Aracaju, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras capitais e cidades interioranas de vários Estados. Aos turistas, perguntamos: Você voltaria a visitar a cidade nos próximos anos durante o período de São João? A resposta foi quase unânime: 98% dos entrevistados respondeu que sim.

Avaliação positiva
Pedimos que os entrevistados atribuíssem uma nota, de 1 a 10, para o Maior São João do Mundo em 2013. A grande maioria dos internautas (82%) aprovou a festa, dando notas entre 7 e 10. Os que avaliaram a festa como regular (notas de 4 a 6) representam 15% dos entrevistados. Apenas 3% atribuíram notas muito baixas (abaixo de 3).


Novo layout do Parque do Povo
Perguntamos também se os internautas gostaram da mudança promovida no Parque do Povo, com o palco principal da festa localizado na parte superior e as barracas, na inferior. Para 72% dos entrevistados, a mudança foi positiva. Os outros 28% não gostaram da novidade.



Frequência na festa
Quase metade dos entrevistados (46%) disse ter prestigiado entre 3 e 7 noites de festa no Parque do Povo. 14% estiveram no local menos de três vezes e 40% marcaram presença mais de 7 vezes.

Melhores atrações
Questionamos sobre os melhores shows da programação. Os artistas mais votados foram:

Elba Ramalho

1º - Elba Ramalho
2º - Zé Ramalho
3º - Fagner
4º - Monobloco
5º - Gilberto Gil
6º - Aviões do Forró
7º - Pe. Fábio de Melo
8º - Flávio José
9º - Santanna
10º - Garota Safada


Melhores barracas
Também perguntamos: Qual o melhor lugar para comer e/ou beber no Parque do Povo em 2013? As respostas foram muito variadas, já que a festa contou com quase 200 barracas, mas algumas foram mais citadas:

1º - Bar do Cuscuz
2º - Q'Doca
3º - Manoel da Carne de Sol
4º - Frida Tacos
5º - Sapore D'Itália


Passeios alternativos
Outra pergunta que fizemos foi sobre os lugares a se visitar durante o São João, além do Parque do Povo. Os locais mais citados pelos entrevistados foram:

1º - Sítio São João
2º - Salão de Artesanato da Paraíba
3º - Galante
4º - Vila do Artesão
5º - Cachaçaria da Rose


Pontos positivos e negativos
Duas questões abertas foram propostas: O que você mais gostou na edição 2013 do Maior São João do Mundo? E o que menos gostou? Confira as respostas mais frequentes:

POSITIVOS
1º - Novo layout do Parque do Povo
2º - Programação musical
3º - Organização da festa
4º - Segurança/policiamento
5º - Palco cultural

NEGATIVOS
1º - Mudança nas ilhas de forró, que diminuiram este ano
2º - Banheiros sujos ou lotados
3º - A revista do público nas entradas do Parque do Povo não era eficaz
4º - Exclusividade de bebidas de patrocinadores
5º - Poucas lixeiras distribuídas no Parque do Povo


Sugestões para 2014
Para finalizar a pesquisa, pedimos que os internautas deixassem suas sugestões para a festa do próximo ano. Destacamos algumas respostas:

"A festa pode melhor sendo acessível a todos. Estive lá com meu filho e minha tia, ambos cadeirantes, e passei por situações constrangedoras. Acho inadmissível uma festa que tomou a proporção que o nosso São João tomou, divulgada na mídia nacional, e chegar turistas idosos, com deficiência e não serem bem assistidos. Espero que em 2014 a PMCG pense nas pessoas com deficiência, como cidadãos, também"
Cleide Amorim, 45 anos, economista.

"Assim como melhorou a segurança (policiamento) dentro do Parque do Povo, deveria intensificar, de igual modo, nas mediações, em perímetro o suficiente para a dispersão do povo".
Norbert Wiener de Oliveira, 45 anos, advogado.

"Mudanças para as entradas ao Parque do Povo, e também mudanças que auxiliem no fluxo das pessoas dentro da festa. Outro aspecto interessante é a necessidade de pessoas identificadas para darem informações aos turistas".
Kelly Catarina Genuino, 23 anos, estudante.

"Deslocar a festa para fora do centro da cidade. Apesar de o novo layout ter ficado maravilhoso, acredito que a festa ganharia outra proporção se investissem em uma estrutura como um parque de exposição fora do centro de Campina, como a festa do Peão em Barretos, em São Paulo".
Maria Rosa, 27 anos, fisioterapeuta.

"Aumentar a quantidade e qualidade dos banheiros em números significativos (três vezes mais). Aumentar espaço entre barracas para permitir a circulação e eventual saída de emergência. Só isso ia ser uma grande diferença".
Cristiane Muniz, 28 anos, engenheira.

"Poderia manter uma equipe de segurança durante o dia também no local, inclusive com revista e detectores de metal, tendo em vista que é possível pessoas entrarem no Parque do Povo e esconderem em algum lugar objetos cortantes e armas".
Gerlânia, 23 anos, assistente social.

"Fazendo o evento descentralizar, aumentar o espaço de sociabilidade. E voltando a utilizar o Açude Novo como uma parte do evento, podendo ter atrações e ilhas de forró no local".
Luan Farias, 23 anos, estudante.


Se você não participou da nossa pesquisa, pode utilizar a caixa de comentários, logo abaixo, para deixar sua opinião sobre o São João deste ano em Campina Grande.
Leia mais sobre: × ×