Academia | Livro lançado em Portugal conta com artigo assinado por duas professoras da UEPB

Portugal

Neste sábado, dia 6 de julho, será lançado na Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, o livro 'Desafios Éticos na Sociedade Tecnológica: Respostas às Necessidades Educativas Especiais e Educação para os Media'. A obra, publicada pela editora espanhola Andavira, reúne textos de professores de universidades de referência internacional, entre elas a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que integra o livro com o artigo intitulado 'Práticas de Leituras em Ambientes Digitais: Novos Percursos para o Conhecimento', de autoria das professoras Verônica Almeida de Oliveira Lima e Robéria Nádia Araújo Nascimento, do curso de Comunicação Social.

O estudo enfoca as práticas de leitura dos estudantes do ensino superior no contexto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A pesquisa, que foi realizada com os estudantes da UEPB, demonstra como as práticas de leitura e as habilidades cognitivas veem sofrendo influência do computador, situação que pode apontar a existência de um novo perfil de sujeitos sociais, educados para uma aprendizagem não linear, integrada por rupturas, continuidades e descontinuidades.

A professora Verônica Oliveira, que está em Portugal para o lançamento do livro, junto ao I Seminário Internacional 'Política de Integração das TICS na Sala de Aula', afirma que “esta publicação representa um reconhecimento importante para Universidade Estadual da Paraíba, uma vez que a insere na cooperação científica de algumas das mais importantes e tradicionais universidades de Portugal e Espanha”.

O livro, de acordo com um dos coordenadores da obra, professor Joaquim José Jacinto Escola, da UTAD, “tem o objetivo de divulgar os resultados de investigações de pesquisadores que trabalham na área de comunicação e tecnologia educativa". Outros organizadores da obra são Manuela Raposo-Rivas e Maria Esther Martinez Figueira, da Universidade de Vigo (Espanha) e Ana Paula Florêncio Aires também da UTAD.


Seminário Internacional
O 1º Seminário Internacional 'Políticas e Integração das TIC na sala de aula' acontece nesta sexta-feira (5 de julho) e sábado (6), em Vila Real, Portugal. O evento é organizado conjuntamente pelas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha) e conta com a professora Robéria Nádia, da UEPB, como uma das integrantes da comissão científica.

O Seminário pretende ser um amplo espaço de reflexão e debate sobre grandes questões com que gestores políticos, investigadores, educadores e professores têm se confrontado no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação e seus reflexos no contexto educativo.

Como resposta à urgência de um debate alargado sobre as políticas e integração das TICs em sala de aula um conjunto de investigadores irão apresentar resultados de investigações na área da comunicação e tecnologia educativas. A professora Verônica Oliveira, será uma das conferencistas do evento.

Fonte: Assessoria UEPB