Saúde | Projeto Olhar Brasil chega a Campina Grande e tem desafio de ajudar no combate à evasão escolar

Olhar Brasil em Campina Grande

Contribuir para a redução da evasão escolar e amenizar as dificuldades de aprendizagem. Esses são alguns dos desafios do projeto Olhar Brasil, que será realizado em Campina Grande através de uma parceria com a Clínica Escola da FCM-CG. A instituição foi uma das únicas na Paraíba a aderir ao Projeto Olhar Brasil, instituído em 2007 numa parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC).

O Olhar Brasil se propõe a atuar, através dos centros de saúde vinculados ao projeto, na identificação e correção de problemas de visão dos educandos de escolas ligadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

No projeto desenvolvido em escolas o processo consiste em fazer uma triagem, realizada junto aos estudantes. Após esse procedimento e, caso sejam identificados problemas visuais, haverá o acompanhamento oftalmológico no centro de saúde. “A clínica da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande fez o cadastro em 2012 para adesão ao projeto, e neste ano, após avaliação do MS, foi contemplada”, comentou o coordenador da Clínica Escola, Wamberto Barbosa.

Foto: Divulgação
Leia mais sobre: × ×