Cinema | Luciano Mariz apresenta documentário 'Cancha - Antigamente Era Mais Moderno'

Cancha - Antigamente Era Mais Moderno

O professor do curso de Arte e Mídia da UFCG e realizador audiovisual Luciano Mariz acaba de concluir seu novo filme, intitulado 'Cancha - Antigamente Era Mais Moderno'. O documentário conta a história de Pedro Cancha, figura lendária e real de Campina Grande, um dos primeiros homens a vestir saia no Brasil. O curta metragem tem 18 minutos e conta com uma direção de arte rebuscada para relembrar os fatos curiosos envolvendo o personagem nos anos 60 e 70, em plena Ditadura Militar.

'Cancha - Antigamente Era Mais Moderno' foi um dos contemplados do Projeto de Fomento e Incentivo à Realização de Curtas-Metragens da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O filme estreia, no dia 17 de junho, nos festivais FAM 2013 (Florianópolis Audiovisual Mercosul) e já foi selecionado para o Sercine (Festival Sergipe de Audiovisual), que acontecerá em julho. A expectativa é de que Luciano Mariz também apresente o documentário no Comunicurtas 2013, marcado para o final de agosto, em Campina Grande.


Sinopse
Pedro Souto Guimarães, conhecido também como "Pedro Cancha" é retratado a partir de um singular olhar que o permite viver realisticamente até suas fantasias mais ficcionais, tão reais, quanto seus passeios em plena década de 1970, no centro de Campina Grande-PB, com sua saia que se fazia discreta ao se comparar com sua presença performática.

Filmado em ambientes que, por si só, se constituem personagens, colaborando à estrutura narrativa documental, que, de forma rítmica, conta a trajetória de um personagem e sua verdadeira história ficcional ou de uma ficcional história verdadeira sobre um homem, suas ideologias, sobre uma época, suas nuances e contrastes, sobre ter cancha, sobre ser cancha...


Confira o teaser do filme:



Curta a página do filme no Facebook.

Imagem: Reprodução
Leia mais sobre: × × × × ×