Cinema | Documentário 'Senhora de Engenho', novo filme produzido pela UEPB, é lançado no MAC

Documentário Senhora de Engenho UEPB

O filme Senhora de engenho é a mais nova produção cinematográfica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com direção de Helton Paulino, o documentário será lançado nesta quinta-feira, dia 27, às 15h, no Museu Assis Chateaubriand (MAC).

Diante das transformações ocorridas no setor produtivo da cachaça de alambique na Paraíba, a partir da década de 1990, o professor José Luciano Albino Barbosa investiu sobre o tema em sua tese de doutorado. A pesquisa intitulada “Cultura de engenho de cana na Paraíba: em torno de uma sociologia da cachaça”, deu origem ao documentário.

A obra conta a história de dona Eliane, uma senhora que viveu momentos importantes do ciclo da cana de açúcar e mantém a tradição. O engenho Serra Preta, em Alagoa Nova, onde ocorreram as filmagens, é administrado por uma mulher que é a quinta geração de uma família de senhores de engenho. Com isso o documentário mostra como uma bebida tida historicamente como marginal, ganha destaque no país e novos degustadores.

Ao longo do documentário, o público percebe como a destruição da tradição que recolhia a cachaça a barris antigos de madeira e engenhos coloniais deram espaço a uma nova tradição que agora usa novas moendas, garrafas, rótulos e marcas se apropriando de antigos símbolos genuinamente nordestinos. Essa nova fase incentiva o turismo, aquece a economia e preserva a cultura local.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom UEPB
Leia mais sobre: × × ×