Vida de imigrante é tema do espetáculo ‘Ritorno a Corallina’, em cartaz no Teatro Severino Cabral

Ritorno a Corallina

O espetáculo ‘Ritorno a Corallina’, uma realização do Grupo Teatral Arupemba, de Campina Grande, está em cartaz com três apresentações marcadas para o mês de maio, nos dias 15, 30 e 31, no Teatro Municipal Severino Cabral. A peça também começa a circular por outros municípios da Paraíba, sob o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado. A apresentação deste dia 15 de maio está marcada para as 15h, com ingressos custando R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante).

‘Ritorno a Corallina’, baseado em texto de autoria do argentino Juan Carlos Gené, com tradução de Eliane Lisboa, trata da vida do imigrante, sua difícil adaptação a uma nova cultura, sua tristeza pela abandono da terra de origem, a lembrança de seus entes queridos, as recordações do passado e o sonho sempre vivo de regressar ao lugar onde nasceu.

A história se passa numa pequena capela abandonada, num povoado perdido da Venezuela, onde após dois meses de busca, Pascoal encontra seu pai desaparecido a fazer afrescos nas paredes, em companhia de Salustiana, uma jovem de comportamento bastante estranho que trata a seu pai como se este fosse um Santo.

Ritorno a Corallina

Franco Di Fiore, imigrante italiano que viera para a Venezuela em busca do Eldorado, para espanto de seu filho, acredita agora estar de volta a sua terra natal. Mais espantoso ainda é o fato de que ele e Salustiana conversam com uma mulher, Corallina, no que Pascoal reconhece ser apenas a imagem de uma santa colocada num nicho da capela.

Entristecido ao ver o pai mergulhado na loucura, Pascoal tenta trazê-lo de volta ao mundo da razão, mas a história toma rumos inesperados quando Salustiana intervém. Razão versus inspiração e o amor à arte e à família são alguns dos aspectos que impulsionam a trama de ‘Ritorno a Corallina’, um texto com viravoltas surpreendentes e grande força poética.

O elenco do espetáculo é formado por Allan Barros (Franco), Camila Oliveira (Corallina), Elma Silva (Salustiana) e Maxsuel Alves (Pascoal), sob a direção de Eliane Lisbôa, e iluminação de Napoleão Guttemberg.

Fotos: Divulgação / Fonte: Assessoria
(Atualizado em 14 de maio de 2013)