Troféu Gonzagão, o Oscar da música nordestina, reúne artistas consagrados em Campina Grande


Irreverência, homenagens e muito forró marcaram a noite de premiação da quinta edição do Troféu Gonzagão, considerado o Oscar da música nordestina. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 21 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). O Grande Campina acompanhou todos os detalhes da solenidade, considerada o pontapé dos festejos juninos na Rainha da Borborema.

Idealizada pelo casal de dentistas Rilávia Cardoso e Ajalmar, a festa reuniu mais de 2 mil pessoas, entre elas a cantora Elba Ramalho e um dos destaques da noite, o cantor Fagner. Pela primeira vez participando da festa, o músico falou ao Grande Campina sobre a emoção de voltar à cidade. "É muito bom rever amigos aqui na Paraíba, o público sempre prestigia e estou vindo para a cidade muito feliz. Estar em Campina é sempre uma emoção diferente, essa cidade é sinônimo das melhores festas de São João que passei na vida, já curti muito o Parque do Povo aqui", disse.

Fagner se apresenta no Maior São João do Mundo no dia 24 de maio e disse que o show será especial. "Será um show feito com muito prazer, muita alegria. Voltar aqui é sempre uma emoção", falou. O cantor Alcymar Monteiro (foto acima), foi uma das atrações da noite e durante a solenidade, elogiou as escolhas dos artistas Sivuca (in memorian), Antônio Barros e Cecéu e do irreverente Genival Lacerda como homenageados. "Essa festa foi maravilhosa, o Troféu Gonzagão valoriza os músicos, a cultura. E aproveito a oportunidade também para elogiar a programação do São João de Campina, que está valorizando os artistas da terra e a cultura nordestina", declarou.

Troféu Gonzagão 2013

Os convidados do Troféu Gonzagão foram recebidos por grupos folclóricos que se apresentaram no hall da FIEP. Um verdadeiro encontro de artistas caracterizou a noite. "Aqui encontramos velhos amigos e celebramos o que há de melhor da música nordestina", frisou o poeta Amazan. Artistas como Biliu de Campina, Pinto do Acordeon, Trio Nordestino, Ton Oliveira e Flávio José também prestigiaram o evento.


Os homenageados
Os músicos Antônio Barros e Cecéu (foto acima) falaram sobre a emoção de ser homenageados em vida. “A emoção é muito grande, nós estamos muito felizes por receber este prêmio nesta noite tão maravilhosa, mesmo depois de vários prêmios já recebidos, ser agraciado por este Troféu Gonzagão em vida, é magnífico”, destacou a cantora Cecéu. Já o cantor Genival Lacerda disse que busca na música a energia para continuar trabalhando. “Com 82 anos, eu ainda completo duas horas de show. Esse prêmio é um reconhecimento extremo, uma satisfação muito grande, porque eu estou vivo. Assim é bom demais”.

Fotos: Antônio Ronaldo / Texto: Ligia Coeli
(Atualizado em 22 de maio de 2013)
Leia mais sobre: × × × ×