Teatro | Baseado em mito romano, espetáculo 'Psiquê' estreia no palco do Sesc de Campina Grande

Espetáculo 'Psiquê'

A narrativa do mito 'Eros e Psiquê' ganha uma releitura através da interpretação de três atrizes que encenam o espetáculo Psiquê. A peça surge da parceria entre a diretora pernambucana Diana Ramos com o grupo campinense Teatro Bodega. A estreia acontecerá nos dias 01 e 02 de junho, às 20h, no palco do Teatro SESC Centro, em Campina Grande. A entrada será feita mediante a doação de 1 kg de alimento e a apresentação é recomendada para maiores de 16 anos.

As atrizes/clowns Cris Leandro, Joana Marques e Suellen Maria levam à cena um mistura de comicidade e denúncia social a respeito da violência simbólica contra as mulheres. Questionam estéticas de beleza atuais e se posicionam na questão da determinação e independência feminina.

O espetáculo ainda conta com a parceria de Flaw Mendes na identidade visual e de profissionais de outros Estados, com a direção musical do pernambucano Douglas Duan, a iluminação do baiano Nando Zambia e figurino do paraibano residente na Alemanha, Sérgio Abajur. Mais informações podem ser obtidas com a atriz e coordenadora Cris Leandro, através do e-mail: crisleandro7@gmail.com  ou telefone (83) 9640-6986.

Psiquê
Três costureiras contam a história de “Eros e Psiquê” enquanto leem um livro. Psiquê, a mulher mais bonita do mundo é invejada por suas irmãs, bem como por Vênus. Eros, disfarçado de oráculo à mando de Vênus, exige que ela seja enviada para uma montanha e casada com uma besta assassina. Eros se apaixona e casa-se com ela levando-a para viver em seu castelo. Lá, ela nunca poderá ver rosto de seu marido, que visita e faz amor com ela no escuro da noite. Psiquê, então, deseja ver as suas irmãs, que estão à sua procura, as irmãs invejosas de sua felicidade exigem que ela descubra a identidade de seu marido.

Psiquê descobre que seu marido é Eros, enquanto ele está dormindo, mas deixa cair óleo quente da lamparina no ombro do Deus que acorda e enfurecido voa para o céu e deixa sua esposa banido de seu castelo. Na tentativa de expiação, Psique busca o templo de Vênus à procura de Eros. Vênus atribui Psique a tarefa de ser dona de casa e buscar a beleza imortal, Psiquê tenta se enquadrar para cumprir as tarefas até que desfalece e é salva pelo amor verdadeiro de Eros. Da união dos dois nasce uma menina chamada Volúpia.

Foto: Júlio César Rolim
Leia mais sobre: × × × × ×