São João | Decoradores usam 15km de bandeirolas para enfeitar a Pirâmide do Parque do Povo

Decoração do São João em Campina Grande

Foram usados 75 quilômetros de bandeirolas para deixar Campina Grande enfeitada para o Maior São João do Mundo. Um dos destaques da edição 2013 é a decoração da Pirâmide do Parque do Povo, que terá o equivalente a 15 quilômetros de bandeirolas embelezando o local. Para complementar a decoração junina, mais de 300 balões gigantes foram espalhados na Rainha da Borborema.

A temática desse ano é ‘Retomando as Origens’, e prioriza o uso de símbolos tradicionais do São João. O decorador Adenaldo Gonçalves de Assunção (foto acima) trabalha decorando há 30 anos. “Eu participei de cerca de 20 edições do São João. Trabalho oito horas por dia, há dias que chegam a 13 horas, inclusive no sábado e domingo, mas é um prazer imenso. Estou atuando na Pirâmide, preparando bandeiras e balões e percebo que a temática está bem focada na cultura nordestina. A questão cênica está espetacular e com certeza vai surpreender os turistas, até os bares estão com características de vilas”, disse.

Decoração do São João em Campina Grande

A equipe de 100 profissionais (entre decoradores e funcionários de apoio) chega a se revezar em ‘maratonas’ de até 13 horas de trabalho. Segundo o designer do evento, José Sereco, a chita e o cordel foram os principais recursos utilizados para dar identidade visual ao São João de Campina. “Montamos cerca de 300 balões de até dois metros, sendo 60 para enfeitar o Açude Velho, além de enfeites também no aeroporto, rodoviária e entradas da cidade”, disse.

Fotos: Antônio Ronaldo / Texto: Ligia Coeli