A 18º edição do Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, irá homenagear os artesãos que utilizam o couro como matéria-prima. Mais de 500 artistas paraibanos vão expor peças durante o evento e a previsão é de que a mostra registre 10% de aumento nas vendas em relação ao total de peças comercializadas ano passado, quando foi contabilizado uma movimentação de R$ 800 mil em negócios.
A abertura oficial do evento não acontecerá nesta sexta, dia 7 de junho, como era previsto. O adiamento ocorreu por conta da morte do superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, que desde 2007, tinha um envolvimento direto com o trabalho do artesanato do Estado. Com isso, a abertura ficou marcada para acontecer neste domingo, 9 de junho, às 17h00, com a participação do governador Ricardo Coutinho.
A área é uma opção de visitação e lazer durante o Maior São João do Mundo. "Este ano teremos uma homenagem aos mestres do couro. Vamos homenagear esses artesãos como um todo. Estamos aguardando uma média de 500 artesãos, representando o total de associações que totalizam 4,6 mil artesãos de toda a Paraíba”, explicou Rosa Maria Correia, gestora de projetos do Sebrae e coordenadora do Salão em Campina Grande.
Segundo Rosa, o complexo de stands será instalado no prédio localizado na Avenida Brasília, nº 510, no bairro do Catolé. Outros tipos de produtos também serão revendidos no local, como artesanatos feitos com cerâmica, madeira, fios, fibra, algodão colorido, metal, e pedras, além de itens como cordel, xilogravura, brinquedos e artesanato indígena.
O Salão do Artesanato da Paraíba vai funcionar diariamente das 15h às 22h, na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita. O evento tem como parceiros o Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e a água mineral Platina.