Literatura | José Inácio Vieira de Melo lança livro de poesias 'Pedra Só' no MAC, em Campina Grande

José Inácio Vieira de Melo - Pedra Só

O poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, radicado na Bahia, lança seu livro de poemas ‘Pedra Só (Escrituras Editora, de São Paulo) em Campina Grande no dia 17 de maio. O evento acontecerá no Museu Assis Chateaubriand, às 18h.

Parte integrante do 'Sarau do MAC', o lançamento do livro ‘Pedra Só’ contará com a participação de Bruno Gaudêncio, escritor e historiador paraibano, que fará uma breve apresentação do poeta e de seu livro. O evento terá, também, o recital “Aboios e parábolas da Pedra Só”, no qual José Inácio vai declamar poemas que passeiam por toda a sua obra.

Sexto livro de José Inácio Vieira de Melo, ‘Pedra Só’ é o seu trabalho mais autobiográfico. No capítulo de abertura, que nomeia o livro, traz um longo poema dividido em 27 partes, revestido de tons épicos, flertando com a linguagem bíblica e frequentando os lugares mais recônditos e inóspitos da sua memória, em busca do barro fundamental – a poesia primeva – para fazer a ligação do seu ser com a arte e criar seus poemas. No segundo capítulo, “Aboio Livre”, além de continuar o movimento de retorno às suas origens, tão presente no capítulo inicial, explora o lirismo de paisagens e personagens arquétipos do Sertão. A terceira seção é a “Toada do Tempo”, em que usa com mais frequência o verso medido e que situa o poeta dentro do tempo, medindo sua finitude e, paradoxalmente, fazendo-o perceber-se atemporal. A quarta seção, chamada “Partituras”, é onde aparecem as cantigas e os cânticos de louvor. E, por derradeiro, o capítulo “Parábolas”, em que acentua o surrealismo, criando uma esfera fantástica impregnada de misticismo.

Sobre o autor
José Inácio Vieira de Melo (1968), nasceu no povoado de Olho d’Água do Pai Mané, munícipo de Dois Riachos, no estado de Alagoas. Está radicado na Bahia desde 1988. É poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou os livros 'Códigos do silêncio' (Salvador: Letras da Bahia, 2000), 'Decifração de abismos' (Salvador: Aboio Livre Edições, 2002), 'A terceira romaria' (Salvador: Aboio Livre Edições, 2005)  Prêmio Capital Nacional de Literatura 2005, de Aracaju, Sergipe, 'A infância do Centauro' (São Paulo: Escrituras Editora, 2007), 'Roseiral' (São Paulo: Escrituras Editora, 2010), 'Pedra Só' (São Paulo: Escrituras Editora, 2012) e a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor (Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2011).

Foto: Ricardo Prado / Divulgação
(Atualizado em 09 de maio de 2013)