IV Festival Internacional de Música de Campina Grande deve reunir professores e artistas de 12 países

Quaternaglia Guitar Quartet

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS-CG) chega ao quarto ano trazendo para os campinenses apresentações de grupos que receberam destaque da crítica nacional. Entre as atrações da edição 2013 do evento, que acontece entre os dias 1º e 6 de julho, estão o Quaternaglia Guitar Quartet (foto), quarteto de São Paulo indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2013, e o grupo Nó Na Madeira, também de São Paulo e vencedor do concurso Pré-Estréia, da TV Cultura, em 2012.

As demais atrações confirmadas para os concertos são:
Texas A & M University Chorale (EUA)
New World Trio (EUA-Israel/Canadá-Itália/Inglaterra-Brasil)
Quarteto de Cordas do Festival (formado por Netanel Draiblate, Angela Perazzo, Sônia Lloyd Feres e David Gardner)
Big Band do Festival (coordenada por Daniel Kelly e Jean Márcio)
Coro em Canto (com o regente Lemuel Guerra)
Coro de Câmara de Campina Grande (sob a regência de Vladimir Silva)
Orquestra de Câmara da UFCG (regida por Francieudo Torres)

Além disso, a programação conta com outra novidade: a pianista Eudóxia de Barros (foto abaixo) receberá o Prêmio Radegundis Feitosa e apresentará um recital temático com obras do compositor Ernesto Nazareth, cujo sesquicentenário de nascimento se comemora este ano.

Eudóxia de Barros

A programação de aulas, concertos, palestras, lançamento de livros e discos deve reunir professores e músicos da França, Itália, Canadá, Coreia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela, Costa Rica, Israel e Áustria. No ano passado, o festival conseguiu reunir 200 alunos, 46 professores e artistas e um total de 15 mil espectadores. A previsão é de que em 2013 esses números dupliquem.

Aulas com músicos renomados
Este ano as aulas serão ministradas por grandes nomes da música como o pianista Mauro Bertoli (Itália/Canadá), o regente Gary Pakwood (EUA) e a pianista Hye Youn Park (Coreia). As inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho através do site do evento. As aulas acontecerão pela manhã, das 9h ao meio-dia, na UFCG. Mais informações podem ser obtidas através do telefone da secretaria do Festival: (83) 2101-1553.

Destaque
As ações do FIMUS transformam a Rainha da Borborema em referência da música erudita. Não à toa o festival foi eleito pela revista Época (edição de 1º de Outubro de 2012) como um dos 25 eventos nacionais que transformam a realidade econômica e cultural da cidade. O evento é uma realização das Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba e conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. O Festival é coordenado pelos professores Carlos Alan Peres da Silva (Coordenador Geral) e Vladimir Silva (Diretor Artístico).

Fotos: Divulgação