Fotografia | Exposição apresenta trabalho criativo de Luciana Urtiga no Museu Assis Chateaubriand

Luciana Urtiga - Exposição em Campina Grande

Quem é apaixonado por fotografia precisa prestigiar a nova exposição do Museu Assis Chateaubriand, assinada por Luciana Urtiga, natural de Campina Grande. A fotógrafa traz ao público o seu mais recente trabalho, intitulado: 'Maneira Simplérrima de Esquecer o Que Não Deve Ser Lembrado'. A abertura acontecerá no dia 17 de maio, às 20h. A exposição estará aberta durante o período de 20 de maio à 14 de junho, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e domingos das 14 às 18h. A curadoria é de Mateus Sarmento.

Com todo seu diferencial e estilo que foge do usual, Luciana Urtiga traz para os campinenses um puro objeto de arte. Fiel à criação de autorretratos, a fotógrafa vem se revelando em suas composições e é uma artista que faz da fotografia um espaço de transformação e de provocação. A exposição é baseada no passado e em lembranças da própria autora. “Com base nessa vasta experiência em tentar esquecer o inesquecível, idealizei essa exposição fotográfica que vai além de apenas fotos”, explica.

Fotógrafa há 7 anos, Luciana Urtiga sempre tenta fugir do básico, do que todos estão acostumados, causando estranhamento em algumas pessoas. O cubismo multifacetado de Luciana mostra o surgimento de um novo mundo a partir de uma foto: constrói e desconstrói várias percepções distintas.

A artista faz representações do ser humano e dispõe de fragmentações, sobreposições, monocromia ou profusão de cores e não deixa um só assunto em foco. Faz os observadores enxergarem além do que os olhos veem, possibilitando que o mesmo faça uma interpretação particular, pois oferece ferramentas para que consigamos refletir aquilo que somos.

Luciana Urtiga teve fotografias expostas no Festival Mundo em João Pessoa e no MIS - Museu da Imagem e do Som em São Paulo, ambos no ano de 2011. Expôs também no Agosto da Arte, na cidade de Sousa em 2012. Já teve matérias publicadas sobre seu trabalho em revistas, também criou a arte da capa de um EP (Extended play) da banda pessoense Gauche, entre várias criações de identidades visuais de espetáculos e afins.

Para mais informações, entre em contato com o MAC: (83) 3337-3637.

Fotos: Luciana Urtiga / Com informações de Rafaela Marques
(Atualizado em 09 de maio de 2013)