Ensino do inglês | Você sabia que as crianças tem mais facilidade para aprender um novo idioma?

Inglês para crianças

O inglês está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Enquanto para os adultos dominar uma segunda língua é algo de fundamental importância na vida profissional, para as crianças o aprendizado de um novo idioma pode ser algo natural e - acredite! - divertido. Cientistas apontam que as áreas do cérebro que são envolvidas na compreensão e em se comunicar em duas línguas de uma forma consistente são as mesmas afetadas no raciocínio cognitivo. Ou seja, aprender uma nova língua, além da nativa, pode ser muito mais fácil para as crianças, já que essa área do cérebro responsável pela linguagem está mais ativa.

Segundo os especialistas, com muitos anos de estudo e uma bagagem maior acumulada ao longo da vida, o adulto tem a capacidade de lidar com conceitos abstratos e hipotéticos, enquanto que a cognição das crianças, ainda em fase de construção, depende fundamentalmente de experiências concretas, de percepção direta. Em resumo, isso quer dizer que a proficiência linguística pouco depende de conhecimento armazenado, mas sim de habilidade assimilada na prática. É esse o ponto trabalhado atualmente pelas escolas de idioma.

A Cultura Inglesa de Campina Grande, por exemplo, desenvolve várias ações e tem uma metodologia diferenciada, além de profissionais capacitados para trabalhar especificamente com o público infantil. A escola acaba de colocar no ar sua nova campanha publicitária (ilustrada pelos próprios alunos, os gêmeos Neto e Lucas, Maria Júlia e Maria Isabel), onde deixa clara a importância de ensinar inglês aos pequenos: o novo idioma é um patrimônio para toda vida.

Gêmeos Cultura Inglesa

Gêmeas Cultura Inglesa

O Grande Campina esteve na Cultura Inglesa para conversar com os professores e conferir de perto como as crianças se saem nas aulas. A professora Kiara Macedo, que coordena todos os cursos da escola, explica que a fase inicial abrange a faixa etária de 4 a 6 anos. “O ensino de um novo idioma para as crianças exige uma metodologia especial que envolve atividades mais lúdicas. Nessa idade eles se atraem muito pelo imaginário, pelo emotivo. É uma fase de movimento e de manuseio. Todo pai percebe que o filho tem a necessidade de pegar tudo o que vê pela frente”, explica.

Para a professora Kiara é essencial trabalhar a oralidade e incluir brincadeiras, desenhos, personagens e várias outras dinâmicas na sala de aula. Tudo para ganhar a atenção dos pequenos e mostrar que se aventurar numa nova língua pode ser muito divertido. “As atividades na escola auxiliam o aprendizado e a construção do vocabulário. Também temos a preocupação de tornar a rotina de socialização das crianças com a língua inglesa o mais agradável possível. Por isso, nunca pressionamos ou damos bronca se eles erram alguma palavra, por exemplo. Isso evita que a criança crie uma imagem negativa do inglês. O aprendizado na sala de aula se dá de forma natural, é como se eles aprendessem sem perceber”.


O papel dos pais
Emilene Nascimento tem dois filhos estudando inglês na Cultura: Arthur, de 5 anos, e João Pedro, de 8. Ela conta que não pensou duas vezes na hora de colocá-los na escola de idiomas. “Acho muito importante incentivar o aprendizado logo cedo para que eles se familiarizem com a nova língua e se habituem com o vocabulário diferente”, explica. A mãe diz que fica surpresa quando percebe que os filhos conseguem lembrar de como esse ou aquele objeto se chama em inglês. “Escolhi a Cultura Inglesa porque, mesmo com aulas lúdicas e divertidas para as crianças, percebo que o idioma lá é levado a sério”, comenta Emilene.

Para a professora, os pais podem ajudar de várias maneiras, mas não devem exigir demais das crianças. “Alguns adultos são muito ansiosos e não conseguem perceber a real capacidade de cada faixa etária. Isso não acontece na escola de idiomas, pois temos métodos pedagógicos e uma sistematização ideal para ensinar aos pequenos”, explica Kiara. Por outro lado, incentivar o contato dos filhos com o inglês em casa, sempre aliando à recreação, pode ajudar muito. As opções são infinitas: brinquedos, livrinhos, desenhos animados, músicas infantis, etc.


A diferença entre aprender e adquirir um idioma
A necessidade cada vez maior de saber falar um novo idioma reforça a ideia de ver o inglês como um patrimônio para a vida. Kiara conta que uma criança que entra na Cultura Inglesa aos 4 anos de idade rapidamente ficará familiarizada com o ambiente escolar e com a nova língua. Até os 8 anos, o conteúdo aplicado não é sequencial e está focado num conhecimento cíclico. A partir dos 9 anos, a criança pode iniciar uma nova fase, com níveis determinados. Geralmente aos 14 anos ela já consegue um nível de fluência que lhe garante um certificado da University of Cambridge, reconhecido internacionalmente. “É uma satisfação imensa para nós, professores, e para os pais ver que o adolescente está pronto e não terá dificuldade alguma com a língua inglesa para o resto da vida”, afirma Kiara.

A professora deixa claro que nunca é tarde para aprender. “Na Cultura Inglesa temos crianças muito pequenas, mas também adultos, e até idosos com mais de 80 anos, que estão sempre em busca de novos conhecimentos”. Para o vovô, a mamãe ou o caçula da família, a Cultura Inglesa tem o método ideal e garante um patrimônio que, na prática, pode significar uma mudança de vida.


Grande Campina indica:
Conheça os cursos da Cultura Inglesa de Campina Grande, localizada na Rua Lino Gomes da Silva, nº 53, no bairro São José. Para mais informações, acesse o site da escola ou entre em contato pelo telefone: (83) 3322-4658.

Campanha Cultura Inglesa

Campanha Cultura Inglesa


Fotos: Rawide Hícaro / Divulgação