Exposição de obras raras da Biblioteca Átila de Almeida é destaque no MAC, em Campina Grande

Exposição Obras raras Átila Almeida MAC Campina

Uma coleção com referência nacional que guarda tesouros que vão desde uma edição de Os Lusíadas de 1898 até mesmo um livro de classificação dos escravos de Campina Grande, do ano de 1876 e cordéis que integram uma coleção exclusiva. Essas e outras obras raras estarão expostas até o dia 29 de junho no Museu Assis Chateaubriand (MAC).

A mostra 'Obras raras da Biblioteca Átila de Almeida' é um verdadeiro convite a um passeio histórico que reúne documentos e livros representativos dos séculos XVI e XX. Os visitantes podem ver de perto uma edição de Toros y Toreros, com ilustrações de Pablo Picasso, com texto de Luís Miguel e comentários de George Bourdaille. Até mesmo a ficha catalográfica do livro, de 1961, já vem no estilo do pintor.

Essas são apenas algumas das obras selecionadas para a exposição, mas o acervo original da biblioteca Átila Almeida (que está sob a guarda da Universidade Estadual da Paraíba desde 2004), conta com aproximadamente 16 mil exemplares de cordel e outros cinco mil títulos raros.

Biblioteca Átila Almeida MAC

A história 
A Biblioteca Átila de Almeida tem a história associada a três intelectuais paraibanos: o historiador Horácio de Almeida, o matemático Átila de Almeida e a atropóloga Ruth Trindade Almeida. As obras selecionadas e guardadas por essas personalidades reúnem um patrimônio cultural nas mais variadas áreas de conhecimento, entre elas a história, literatura, filosofia e sociologia.

Fotos: Divulgação