Secretaria de Saúde de Campina Grande alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe

Campanha de Vacinação Contra a Gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande iniciou, nesta segunda-feira (15), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que vai até o próximo dia 26 de abril. O lançamento oficial da campanha aconteceu pela manhã no Instituto São Vicente de Paulo e contou com a participação do prefeito Romero Rodrigues e da secretária de saúde do Município, Lúcia Derks, além de técnicos e diretores do Instituto. O local foi escolhido para a abertura da vacinação porque os idosos acima de 60 anos fazem parte dos grupos prioritários que devem tomar a vacina. Para dar o exemplo da importância da imunização nesta faixa etária, a mãe do prefeito, dona Antonieta Rodrigues, foi a primeira idosa a receber a dose contra a gripe durante o evento no São Vicente. Os 62 moradores do abrigo também foram vacinados.

Além dos idosos, fazem parte dos grupos prioritários gestantes e mães no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. A meta do Município é vacinar aproximadamente 51 mil pessoas. Para isso, a secretária de Saúde lembrou que estão sendo oferecidas mais de 60 mil doses, que protegem contra a influenza tipo A (H1N1), ou gripe suína, A (H3N2) e B. Lúcia Derks disse também que serão ofertadas fórmulas especiais para idosos, acamados e pessoas que vivem em asilos.

O prefeito Romero Rodrigues destacou que a atividade no São Vicente de Paulo marca o início de uma grande mobilização no município para incentivar as pessoas dos grupos prioritários e seus cuidadores a procurarem os postos de saúde para tomar a dose da vacina. “A partir de hoje, a campanha vai se estender a oitenta postos, com a culminância no próximo sábado do Dia D de vacinação contra a gripe, durante todo o dia, no Parque da Criança, onde vamos intensificar a imunização para que possamos atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e, evidentemente, termos uma população mais saudável”, afirmou o prefeito.

Este ano, além dos centros de referência, as pessoas com doenças crônicas terão acesso à vacina nos postos de saúde. Basta o paciente apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação. Os usuários cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos em que fizeram o cadastro para receberem a dose, mas, se a unidade não tiver posto de vacinação, a solicitação da prescrição médica deve ser feita na próxima consulta. A única contraindicação da vacina é para pessoas com forte alergia a ovo.

Fonte: Assessoria PMCG
(Atualizado em 17/04/13)
Leia mais sobre: × ×