Saiba como ajudar no mutirão de combate à dengue, que será realizado em 17 bairros de CG


Mutirões de Combate à Dengue serão realizados em 17 bairros de Campina Grande até o final de maio. Na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, um total de 60 agentes realizaram ações no bairro 'Lauritzen', que apresenta 11,11% de índice de infestação do mosquito da dengue. Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde de Campina lançou a campanha “Em terra de Galo e Raposa, mosquito não tem vez”.

A gerente de Vigilância Ambiental, Saúde e Zooneses no município, Rossandra Maria da Silva Oliveira, lembrou que a população deve auxiliar nesse combate, informando os locais onde existam terrenos 'baldios'.  As próximas mobilizações estão previstas para acontecer a partir de segunda-feira no Castelo Branco (7,40% de infestação) e no dia 20 de abril no Novo Bodocongó (7,14%).

A maior mobilização está prevista para acontecer no dia 30 de abril, nas Malvinas. O local apresentou índice de 5,39%, de acordo com o último Levantamento do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti (Lira) e contará com a ação de 100 agentes.


Dicas para eliminar locais de reprodução do mosquito
(Fonte: Ministério da Saúde)

Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.

Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.

Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.

Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

(Atualizada em 11/04/2013)
Leia mais sobre: × ×