Projeto Cultura no Presídio retoma as atividades e apenados tem aula de dança, em Campina Grande



O projeto 'Cultura no Presídio' voltou as atividades. O anúncio foi feito pela coordenadora e professora Myrna Agra Maracajá. A primeira aula deste ano aconteceu no último sábado, 13 de abril.  As ações contaram com a participação da ativista cultural Eneida Agra Maracajá e as atividades consistem em oficinas de dança, criando um método de trabalho voltado para os corpos detidos, chamado de "A Dança do Existencial".


Na oportunidade, os detentos conheceram um pouco da história das artes no Brasil, em especial a dança e o teatro. Em seguida, as professoras exibiram um vídeo com duas reportagens destacando a apresentação cultural de detentos no Teatro Municipal de Campina Grande, há cerca de 10 anos.



De acordo com Eneida, as atividades culturais nos presídios são uma ferramenta importante no trabalho de ressocialização. “Faço isso há muitos anos e sei o que estou dizendo. A dança liberta, o teatro liberta”, disse a ativista.

A professora Myrna Agra Maracajá informou que utiliza nas aulas ensinamentos de Laban e de Pina Bausch. "Criei algo novo: uma técnica para trabalhar a dança com os 'corpos dóceis'. E, assim, tive a felicidade de vivenciar a dança em sua completude. A dança além do espetáculo, do entretenimento. A dança como ferramenta e instrumento de transformação interior e social", escreveu ela.

Fotos: Internet / Divulgação.

(Atualizado em 15/04/2013).
Leia mais sobre: × × × × ×