Professores da USP visitam Campina Grande para discutir possível parceria cultural com a UEPB

Professores da USP visitam Campina Grande para discutir possível parceria cultural com a UEPB

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu no último dia 27 de março, em Campina Grande, representantes da Universidade de São Paulo (USP) e discutiu com eles a possibilidade de parceria entre as instituições na área cultural.

Os professores José Clóvis de Medeiros Lima, assessor técnico de Gabinete da USP, e Milton Meira do Nascimento, editor do jornal “Resenha” apresentaram proposta para a realização de um festival de música. Como a UEPB já é parceira do Festival Internacional de Música, que acontece em Campina Grande, no mês de julho, o reitor Rangel Junior lançou a proposta de a USP aproveitar o evento para inserir o festival dentro do calendário.

Rangel Junior frisou que além de incentivar o Festival Internacional de Música, a UEPB tem a proposta de realizar ainda este ano um festival universitário, como forma de descobrir novos talentos. Ele observou que, nos últimos anos, mesmo com muitas dificuldades, a Instituição vem retomando seu papel nas artes, como fomentadora da produção artístico-cultural.

Outra proposta de parceria discutida tem como finalidade envolver a UEPB, através da sua Livraria Universitária, na retomada do jornal “Resenha”. De acordo com o professor Milton Meira, a ideia é que a UEPB assuma parte da edição do jornal, sendo responsável por uma parte da tiragem que irá circular em todo o Nordeste.

O jornal, segundo o professor Milton, surgiu em 2005. Circulou inicialmente como encarte da Folha de São Paulo, depois parou de circular e, nessa nova fase, está circulando com apoio das editoras universitárias, estando em sua 13ª edição. A ideia é que a próxima edição seja lançada em Campina Grande, com um seminário que marcará a celebração do convênio entre a UEPB e a USP.

Iniciativa de um grupo de professores da USP, o referido jornal é uma produção editorial das universidades, divulgando a produção científica e cultural das instituições. Para Rangel Junior, a parceria com a Universidade de São Paulo é muito importante. “Com uma parceria desse porte a UEPB pode contribuir com a divulgação científica e com a circulação de bens culturais em âmbito nacional e internacional. Sem dúvida nenhuma é uma via de mão dupla que contribuirá e muito para as duas instituições fortalecerem seus laços e contribuir para o processo de desenvolvimento da Paraíba”, observou.

Também participaram da reunião o vice-reitor Ethan Barbosa; o pró-reitor de Cultura, José Pereira; o pró-reitor de Graduação e Ensino, Eli Brandão; a pró-reitora de Pós-Graduação Marcionila Fernandes; e o professor Cidoval Souza, diretor da Editora Universitária da UEPB.

Fonte e foto: Assessoria UEPB.
(Atualizado em 01/04/13)
Leia mais sobre: × × ×