Primeiro livro da série 'Intelectuais Paraibanos' é lançado pela Universidade Estadual da Paraíba

Livro Intelectuais Paraibanos UEPB

Com uma proposta inovadora, que visa resgatar memórias e obras de intelectuais paraibanos já falecidos e também os atuantes na contemporaneidade, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o primeiro volume da coleção 'Intelectuais Paraibanos'. O objetivo é publicar uma série de livros dedicados aos nomes ilustres da literatura regional, a exemplo de José Lins do Rego, José Américo, Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Inês Mariz, entre outros, bem como os que estão em atividade e que formaram, ao longo das últimas décadas, uma obra de pensamento ou de criação.

A série de bibliografias teve início com os paraibanos que grifaram seus nomes em ações do cenário político do Estado, escrita pelo professor e historiador José Octávio Arruda de Melo. O livro 'A Paraíba Por Si Mesma', organizado por José Octávio, reúne trabalhos publicados por Irene Rodrigues da Silva Fernandes, Evandro da Nóbrega, Jean Patrício da Silva, Josemir Camilo de Melo, Joaquim Osterne Carneiro, Janete Lins Rodriguez, Antônio Sérgio Tavares, Renato César Carneiro, Martha Falcao de Carvalho, Rômulo Araújo de Lima, José Mário da Silva, Osvaldo Meira Trigueiro, José Octávio de Arruda, Chico Pereira, entre outros.

A ideia da coletânea é que cada livro traga detalhes sobre a vida e a obra de paraibanos que se destacaram em diferentes campos do entendimento. São esperados, além deste, mais dez volumes da série, sob a responsabilidade e organização de pesquisadores especialistas em cada área, a exemplo do professor Luiz Custódio da Silva, que tratará os destaques no campo da Comunicação Social; professor Roberto Faustino, com os renomes do campo da Educação; Luciano Justino, responsável pelos destaques paraibanos na Literatura; e Joseildo Diniz, que tratará sobre Literatura de Cordel.

Um critério é que, ao serem homenageados, os autores tenham prestado efetiva contribuição ao desenvolvimento do pensamento social brasileiro, à ciência e à tecnologia, às artes, ao jornalismo, à medicina, à saúde de um modo geral, ao meio ambiente e ecologia, à educação, ao planejamento urbano e regional, ou à gestão pública, dentre tantas outras áreas importantes.

Cada livro traz ensaios críticos sobre a riqueza e o limite, as convergências e os antagonismos, as continuidades e rupturas de cada autor estudado. A Editora busca, nesse contexto, combinar o pluralismo de ideias com um alcance interdisciplinar, sem pretensão de totalidade.

Fonte: Assessoria UEPB
(Atualizado em 10/04/13)
Leia mais sobre: × × ×