Mestre espanhol visita Campina Grande e promove degustação de queijos produzidos na Paraíba



O mestre espanhol Ignázio Plaza esteve na 'Rainha da Borborema' nesta quarta-feira, 10 de abril, para apresentar aos campinenses queijos finos produzidos a partir de leite de cabra com sabor suavizado. A degustação aconteceu em uma pizzaria da cidade. A partir do próximo semestre, a Paraíba já contará com a venda desse tipo de queijo.

Segundo os especialistas, o queijo artesanal espanhol Ibories é ideal para o microempresário de queijeira produzir, pois traz mais lucro para quem o vende. Segundo o Sebrae Paraíba, uma peça de 400 gramas deve custar R$ 25. Essas e outras vantagens na produção de novos queijos foram expostas durante a degustação promovida em Campina Grande, ontem.

“O custo para fabricar os dois tipos de queijos refinados é quase o mesmo, sendo gastos oito litros de leite de cabra num quilo de queijo. Na produção normal, com leite de vaca, são 10 litros para um quilo”, explicou o gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto. Ele disse que, devido ao processo artesanal, o produto se torna diferenciado, podendo chegar uma peça de 400 gramas a R$ 25.


O  espanhol Ignázio Plaza, explicou detalhadamente como surgiu esse estilo de produzir queijos. Segundo ele, o queijo do tipo Ibories é feito com leite de cabra cru, curtido de maneira especial, ficando meses resfriado até chegar ao consumo. Ele mostrou dois tipos de queijos artesanais, o Ibories e o Queso Misto. “A vantagem é que é um produto único no mercado, que não gera concorrência com a grande indústria de queijos”, ressaltou Ignazio.



O empresário de laticínios Pedro Martins, de Campina Grande, disse que apostará no novo produto em breve. “Vamos colocar os nossos novos queijos no mercado até o segundo semestre deste ano. Espero que saia bem e que possamos criar um diferencial no mercado paraibano com a iniciativa”, disse.

Detalhes do evento - Ignazio foi trazido ao Brasil pelo Sebrae, pelo projeto Aprisco Nordeste, para aplicar o curso em alguns Estados, como a Paraíba e o Rio Grande do Norte. O mestre queijeiro é da região espanhola de Estremadura e veio ensinar a preparar as iguarias finas, primeiramente, num curso em Sousa, no Sertão, ano passado. Durante esta semana, ele fará degustações em outros estados, como Gravatá (PE).O curso é parceria com os institutos federais.

Fotos: Divulgação / Sebrae.
(Atualizada em 11/04/2013)
Leia mais sobre: × ×