Literatura | Escritora Lourdes Ramalho lança 'Flor de Cacto - Viagem ao Ignoto', em Campina Grande



A escritora e dramaturga Lourdes Nunes Ramalho lança no dia 19 de abril, às 17h, o livro 'Flor de Cacto - Viagem ao Ignoto'. O evento acontecerá na Secretaria de Cultura de Campina Grande (antigo Museu Assis Chateaubriand, ao lado do Terminal de Integração). A obra sai em sua segunda edição com o Selo Latus da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e tem o prefácio assinado pela professora Joseilda de Sousa Diniz.

A obra propõe um mergulho na essência da cultura nordestina. Em suas 98 páginas, o livro  apresenta o universo poético de Lourdes Ramalho, nas suas primeiras descobertas na Fazenda São Domingos e no cotidiano feliz dos meninos e meninas que viviam no ambienta rural e tipicamente nordestino.

Na visão da autora, São Domingos é este mundo diferente, cenário mágico das descobertas e encontros da família Ramalho, onde a poesia jorrava a flor da pele. O livro traz poemas como “Meu lar”, “A porta”, “O raio”, “Nordestina”, “O poço”, “Amanhecer”, “Água nova”, “O Campo do Amor”, “Visão dos Pilões”, “O Contador de histórias, ‘O Vaqueiro”, “Festa do Rosário” entre outras.

Sobre Lourdes Ramalho
É considerada uma joia poética da “Dama do Teatro Nordestino”. Maria de Lourdes Nunes Ramalho nasceu em 23 de agosto de 1923, no Sertão de Jardim do Seridó, fronteira do Rio Grande do Norte com a Paraíba, numa família de artistas e educadores. Ela já escreveu mais de 100 peças.

A relação de Lourdes com a poesia popular é muito forte. Está ligada umbilicalmente ao passado. O seu bisavô, Hugolino Nunes da Costa, é um dos expoentes da primeira geração de cantadores surgida no Sertão paraibano, em meados do século XIX, dando sequência a uma linhagem iniciada por Agostinho Nunes da Costa, considerado o pai da poesia sertaneja nordestina.

É deste contato com cantadores, cordelistas e contadores de história que vem o aprendizado dos procedimentos próprios da literatura popular, mais tarde assimilados em sua dramaturgia. A maior parte da produção literária de Lourdes Ramalho é de textos para teatro. Seu fazer literário passa pela poesia e, ultimamente, contempla a área da genealogia.

(Atualizado em 16/04/2013).
Leia mais sobre: × × ×