Designer radicado em Campina Grande desenvolve projeto de formação de jovens em Pernambuco

Sérgio J. Matos

Radicado há dez anos em Campina Grande, o mato-grossense Sérgio J. Matos, 34 anos, é arquiteto e designer de produto, atualmente trabalha com desenvolvimento e produção de mobiliário para a indústria moveleira.

Recentemente o estúdio Sérgio J. Matos foi convidado pela Fundação Joaquim Nabuco, através do Museu do Homem do Nordeste, para desenvolver um projeto junto com o Programa de Formação do Jovem Artesão com a finalidade de iniciação profissional como via de geração de trabalho e renda e contribuir para a formação de jovens de 14 a 22 anos de bairros do Recife, em Pernambuco.

O projeto teve duração de 6 meses e durante esse período os jovens tiveram noções de estética e desenvolvimento de produtos. Também foram ensinadas técnicas de modelagens  artesanais com a utilização de cordas. Todo o conceito das peças foi desenvolvido através da investigação dos próprios alunos das grades de janelas, portas e portões fotografados nas proximidades do bairro onde vivem  no Recife.

Algumas dessas grades são centenárias, feitas por exímios artesãos com um desenho primoroso. A história diz que cada desenho representado nessas grades era como o brasão de uma família, por isso cada casa tinha seu padrão único. O designer Sérgio J. Matos e os alunos do Programa Jovem Artesão se utilizaram desses desenhos para criar a coleção Grades do Recife. Uma linha de vasos, fruteiras, cestos e luminárias.

Perfil - Apaixonado pela cultura brasileira, o designer Sérgio Matos, radicado em Campina Grande, assina peças de forte identidade. Suas principais influências vêm do lugar onde nasceu como o Mato-Grosso, dos lugares que morou como o nordeste e de muitos outros que conheceu ao longo de sua carreira. Uma das peças mais famosas do designer é o Puff Carambola (foto). A peça foi finalista do Prêmio Objeto Brasileiro 2010. Classificado no Prêmio SEBRAE Minas de Design 2010.


(Atualizado em 26/04/2013)
Leia mais sobre: × × ×