Câmara de CG prepara evento para homenagear os 50 anos do Teatro Municipal Severino Cabral

Teatro Municipal Severino Cabral

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade uma sessão especial proposta pelo vereador-presidente Nelson Gomes Filho para homenagear os 50 anos do Teatro Municipal Severino Cabral. A solenidade já está sendo organizada e a data deve ser anunciada em breve. Nelson afirma que o Teatro Municipal Severino Cabral é considerado um ícone cultural e um dos símbolos da cidade de Campina Grande, sendo sede de diversos eventos e palestras na cidade.

O Teatro foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1963, às 10 horas da manhã. Foi construído por Severino Bezerra Cabral, prefeito de Campina que lhe deu nome. No mesmo dia, apresentou-se o ator e humorista José Vasconcelos, bastante conhecido no rádio e da TV brasileira. Com a inauguração do Teatro Municipal, a região ganhou uma importante casa de espetáculos.

O Severino Cabral tem servido a produções artísticas tanto da Paraíba, quanto da própria Campina Grande. O teatro se encontra no centro da cidade, na Avenida Floriano Peixoto, a principal avenida do Centro. Sua arquitetura moderna tem inegável importância história, artística e patrimonial, tendo sido palco de eventos nacionais e regionais. Nos anos sessenta, durante o regime ditatorial, as manifestações artísticas enfrentaram a censura. Nesse período, em Campina Grande, um grupo de artistas amadores reivindicou a construção de um teatro, para expor o trabalho dos artistas. Até então, todas as apresentações teatrais na cidade eram realizadas nas salas do Capitólio e do Babilônia.

Fonte: Assessoria/Câmara Municipal
(Atualizado em 18/04/13)