Tatuador de Campina Grande vence disputada categoria de convenção internacional da área


O tatuador campinense Sóstenes Carneiro Lopes foi vencedor da categoria 'Best Oriental' do 7th Natal Tattoo Expo, no Rio Grande do Norte. O evento é reconhecido internacionalmente e ele competiu com outros cinco tatuadores. Esta é a segunda vez que o profissional alcança o primeiro lugar na categoria e inclui profissionais de Campina Grande no circuito de prêmios.

O júri do evento foi composto pelo colombiano Jairo Carmona, tatuador do estúdio 13 Diamonds de Londres, o paulista Fabio Alabarce (um dos mestres do pontilhismo no Brasil) e o pernambucano Juninho do estúdio Ink Love Tattoo de Recife (PE).

Um segundo tatuador de Campina, Hugo Leonardo, também foi premiado. "A experiência de participar de Convenção é sempre gratificante, pois além de mostrar nosso trabalho, podemos conviver com os melhores tatuadores do cenário. Essa em especial foi muito interessante por se tratar de um evento de nível internacional com tatuadores como Carmona e da Melissa Szeto ali, do nosso lado. A pressão para dar o melhor de si em uma competição lhe faz dar o melhor, e esquecer coisas como fome e cansaço para alcançar seus objetivos", disse Sóstenes.

Sóstenes, que também é proprietário do estúdio Mahadeva Custom Tattoo, contou que em  junho  Campina Grande vai sediar a primeira convenção do ramo, com a participação de vários artistas nacionais. O evento está sendo organizado por Hugo Leonardo. "Fico muito feliz com os resultados que a tatuagem campinense tem alcançado no cenário nacional, temos estudado muito, buscado melhorar nosso nível e os resultados começam a ser colhidos. Nas duas ultimas convenções tanto eu como o tatuador Hugo Leonardo arrastamos premiações e colocamos Campina no mapa da tatuagem nacional", declarou.

Detalhes da técnica - O tatuador explica o que fez o seu trabalho ser o escolhido entre os jurados. "Meu trabalho foi construído em cima de uma lâmina de Ukyo-ê, tradicional técnica de gravura japonesa do século XIX, com um fundo "bokashi" feito em Free Hand. Busquei um estilo bem próximo a tradicional tatuagem japonesa, no tratamento do desenho e no uso das cores", explicou. Ao todo foram 16 horas de sessão, em dois dias, para concluir a tatuagem. "Minha maior ajuda foi do próprio tatuado, o Marssel Senko da banda Warcursed, que aguentou todo esse trabalho em uma das áreas mais doloridas do corpo: as costelas", declarou.

Perfil - Há sete anos Sóstenes Carneiro atua como tatuador. É formado em Jornalismo e trabalhou com Fotografia Publicitária durante quase 15 anos, atualmente além de tatuador é professor da graduação em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui cursos com os melhores nomes da tatuagem nacional, como Alexandre Dallier, André Rodrigues, Theo Pedrada, Edinho Stana. Além disso, ganhou três prêmios em competições de tatuagem.

Atualizado em - (13/03/2013).
Leia mais sobre: × ×