Sétima Arte | Ivã Barbosa Luciano indica 'Vicky Cristina Barcelona', filme de Woody Allen


Na coluna deste domingo trago o filme 'Vicky Cristina Barcelona', escrito e dirigido pelo famoso Woody Allen. Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são melhores amigas e decidiram passar o verão em Barcelona. Para Vicky a viagem servirá para pesquisar sobre a Identidade Catalã (tema da sua tese), já para Cristina (uma autêntica Bon Vivant) a viagem é apenas mais uma caçada por aventuras. A grande diferença entre as amigas? O conceito de “amor”. Para Cristina, o sofrer é componente da paixão, ela odeia os “homens clichês” (tipo Christian Grey – bonito, rico e bem-sucedido – do Fifty Shades of Grey), já Vicky é noiva de Doug (Chris Messina), um empresário americano tradicionalista. Para esta, o sentimento não tem nada de aventuras, tudo é muito bem estabelecido como manda o estilo conservador americano.

Todo o enredo se desenrola a partir de um encontro casual entre Vicky, Cristina e Juan Antonio Gonzalo (Javier Bardem). Juan Antonio tem um esdrúxulo modo de abordar e acaba convencendo-as a passar um final de semana em Oviedo. A partir desse final de semana inicia-se o que o diretor Woody Allen sabe fazer melhor nos seus filmes: os conflitos internos, as dúvidas sobre a vida, sobre os relacionamentos, sobre o amor... Para apimentar o enredo, entra em cena, maravilhosamente, María Elena (Penélope Cruz), ex-mulher de Juan Antonio, cheia de crises existenciais, mudanças radicais de humor e um gênio fortíssimo. A caliente atuação de Penélope Cruz nesse papel rendeu-lhe o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Regado por vinhos, uma belíssima trilha sonora e uma fotografia estonteante, 'Vicky Cristina Barcelona' é um romance marcado pelo conflito entre a razão e a emoção, a liberdade e o conservadorismo e principalmente pelo risco e a fragilidade desse sentimento tão difícil de ser definido que é o amor.



Confira mais uma dica de filme no próximo domingo. Até lá!
Leia mais sobre: × ×