Sétima Arte | Ivã Barbosa Luciano estreia coluna semanal com dicas de filmes no Grande Campina


Vá até a adega mais próxima, compre um bom vinho, separe uma taça cujo corpo seja separado da base por uma haste fina e aperte o play. O longa-metragem ‘Sideways - Entre Umas e Outras’ (2004), dirigido por Alexander Payne, é uma comédia estadunidense cujo roteiro fora adaptado do livro ‘Sideways’. E é também, indiscutivelmente uma aula sobre vinhos.

Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) são dois amigos totalmente diferentes. Miles é um professor da escola primária, metódico, pessimista, deprimido e, pra completar, escritor frustrado que nunca teve um livro publicado. Jack é um ator de comerciais e seriados (achei a escolha do ator adequada para o estereótipo) descontraído, ordinário e fanfarrão. Os dois decidem viajar juntos pela costa central da Califórnia para celebrar a despedida de solteiro de Jack e a partir daí o riso é certo, as trapalhadas dos dois nos remetem àquele conhecido jargão: seria trágico se não fosse cômico.

A viagem passa por várias vinícolas e o sommelier Miles nos ensina alguns detalhes sobre vinhos, como fazer uma análise minuciosa antes de consumi-lo, tipos de uvas e por ai vai... Jack não está nem ai para toda esta cerimônia, ele só quer beber e achar umas mulheres para se divertir na sua última semana antes do casamento. E quem procura? Acha!

Os dois amigos conhecem duas garçonetes, Maya (Virginia Madsen) e Stephanie (Sandra Oh) e Jack logo trata de marcar um jantar 2x2. O jantar é regado a vinho e boas risadas, mas Miles não consegue parar de pensar na sua ex-esposa até que, após várias taças de vinho, telefona para ela pensando ter ainda alguma nova chance... Victoria, já casada com outro homem, apenas o trata com frieza. Ele retorna a mesa nitidamente abalado e os dois casais decidem ir à casa de Stephanie para “encerrar” a noite.

Para mim, o ápice do enredo é o diálogo entre Miles e Maya aos 56 minutos de filme. Eles discutem sobre vinho, mas conotativamente as adjetivações remontam, muito sutilmente, à diferença entre a paixão e o amor e mais especificamente sobre a concepção do amor que cada um deles viveu nos seus casamentos que não deram certo – a evolução, o auge e o declínio.

Depois dessa noite, Jack se envolve mais com Stephanie e Miles até avança com Maya, mas o filme dá uma esfriada até que no último dia da viagem Jack se envolve em duas trapalhadas que quase lhe custaram o seu casamento. Por fim, eles voltam para o casamento de Jack que acontece no Sábado, na ocasião Miles acaba encontrando com Victoria (sua ex-esposa) o que o deixa deprimido sobremaneira. O píncaro da depressão de Miles é mostrado de maneira genial: ele acaba por abrir a garrafa do seu melhor vinho e apreciá-lo em um copo de plástico acompanhado de fast food em uma lanchonete.

‘Sideways’ é um filme divertido, uma boa opção de comédia e, além disso, é uma boa pedida para os amantes do vinho e também para aqueles que querem saber mais um pouco sobre. O filme levou uma estatueta do Oscar na categoria melhor roteiro adaptado e dois prêmios no Globo de Ouro - melhor filme musical ou comédia e melhor roteiro.



Confira mais uma dica de filme no próximo domingo. Até lá!
Leia mais sobre: × ×