Sétima Arte | Bom humor e originalidade fazem do alemão 'Adeus, Lenin!' um filme indispensável


Olá, meus amigos. Continuamos a nossa jornada pelo mundo do cinema cinema. Hoje, eu vos apresento o filme alemão Adeus, Lenin! produzido em 2003, dirigido por Wolfgang Becker e que conta no elenco com um dos meus atores preferidos: Daniel Bruhl. O filme tem duas coisas em comum com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: o drama e a comédia andando lado a lado de mãos dadas e o responsável pela trilha sonora - Yann Tiersen, que mais uma vez realiza com esplendor o papel de ligar a música ao sentimento das cenas.

Adeus, Lenin! conta a história de uma família que mora na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e que cresce junto ao socialismo alemão antes da queda do muro de Berlim. Logo no início percebemos o contexto histórico da Guerra Fria no qual está inserida a trama ao repararmos, por exemplo, nos jargões usados pelos meios de comunicação (dominado pelo partido comunista) ao se referir ao cosmonauta (ou astronauta) Sigmund Jahn. O “camarada” Sigmund era integrante da tripulação internacional da espaçonave Sojus 31 e fora o primeiro alemão a chegar ao espaço em 26 de Agosto de 1978.

A família é composta pela Sra. Kerner - ativista do progresso social, premiada pelos trabalhos realizados em prol do regime socialista; Alexander - um filho dedicado e inconformado com o regime que comanda o Estado; Ariane - irmã de Alex, seu marido e seu filho, além do Sr. Kerner - marido e pai ausente por ter fugido para o lado ocidental (capitalista).

Em 7 de Outubro de 1989, 40º aniversário da RDA, Alex participava de uma passeata contra o regime socialista quando começa o combate da polícia contra os jovens manifestantes. A Sra. Kerner, que passava pelo tumulto naquele instante, flagra Alex sendo preso como rebelde. Esta situação leva a mãe de Alex a um enfarte e um coma que duraria oito meses. Durante o período internada, a Sra. Kerner perdeu momentos importantes da história da Alemanha, inclusive a queda do Muro de Berlim.

Ao acordar do coma, o médico recomenda que Christianne Kerner não seja exposta a fortes emoções, o que poderia causar-lhe um novo enfarte, o que levaria a morte. Alex, então, se vê na responsabilidade, como filho dedicado que é e sempre fora, de preservar a mãe sem grandes emoções custe o que custar. Eis ai onde todo o filme começa a ficar cômico e dramático. Alex, que trabalhava em uma empresa de antenas parabólicas, com a ajuda do seu colega de trabalho, resolve criar o mundo socialista ideal que Christianne sempre sonhou. Como era de se esperar, não seria uma tarefa fácil frente ao avanço desenfreado do capitalismo no lado oriental da Alemanha pós-queda do muro.

A vida de Alex muda completamente, o que se vê é um protagonista que não toma partido político em meio às mudanças ocorridas e sim um Alex que, independente da conjuntura política atual, só se preocupa em manter uma Alemanha perfeita para a saúde da sua mãe. Para isso, Alex reformula o apartamento, as vestimentas de todos em contato com a Sra. Kerner e até mesmo cria notícias falsas na TV. Como diz a capa do DVD: ele contou a melhor mentira da história.

Além do cunho político presente no filme que, diga-se de passagem, em nenhum momento toma proporções de documentário, o filme trata também do amor. Não só do amor do filho pela mãe, como também do romance entre Alex e a enfermeira Lara... Como o jovem casal de namorados enfrenta tudo isso, as diferenças ideológicas, os planos, as discórdias, etc., um romance que envolve amadurecimento e cumplicidade.

Adeus, Lenin! é uma comédia dramática muito criativa, envolvente e, por que não, educativa. Um filme que aborda com maestria um contexto histórico sob uma ótica jamais vista, sem deixar claro (e sem intenção mesmo) qual dos dois sistemas políticos é o melhor. Tanto mostra as imperfeições de um lado como do outro, talvez, pelo menos no meu ponto de vista, o diretor acabe por demonstrar de fato a derrota do socialismo na figura do herói cosmonauta do lado comunista que após a queda do muro vira um cidadão comum (taxista). 

It’s a must-see movie.


Confira mais uma dica de filme no próximo domingo. Até lá!
Leia mais sobre: × ×