Saiba como descartar o lixo eletrônico em CG e ajudar projeto que doa para comunidades carentes


A destinação correta de resíduos eletroeletrônicos é algo que gera dúvidas em muitas situações, certo? Mas o Grande Campina tem uma dica valiosa: um projeto realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) atua desde 2012 recuperando equipamentos e resíduos eletrônicos gerados na instituição e doando às comunidades carentes da cidade.

“A iniciativa surgiu devido a uma demanda por parte de alguns gestores da instituição quanto à destinação final e correta dos resíduos eletroeletrônicos além da adequação da instituição à legislação vigente”, explica a professora Luiza Cirne, coordenadora do programa de extensão Mobilização Social em Saneamento Ambiental: Instrumentos práticos e teóricos de educação ambiental.

Como funciona - O projeto, que é coordenado pela professora, Maria de Fátima Fernandes, foi iniciado com o reaproveitamento de monitores, CPU, teclado, que após a realização do desmonte, testes e aquisições de suprimentos deram origem às novas máquinas. Os primeiros equipamentos foram entregues, no final do ano passado, à Biblioteca Comunitária do Núcleo de Mulheres Margarida Maria Alves, localizado no Bairro das Malvinas.

Onde deixar seu 'e-lixo': Os interessados em colaborar com o projeto devem procurar o Posto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no Bloco BX, no campus da UFCG, em Campina Grande.

Outra dica é o 'Ponto de recolhimento fixo' que fica na Escola Redentorista funciona um ponto fixo de recolhimento, através do ‘EteRecicla’. A escola fica na rua Dr. Francisco Pinto, nº 317, Bodocongó (Próximo à UEPB).
Leia mais sobre: × ×