'Mexe Campina' realiza atividade no Instituto dos Cegos e anuncia novas academias populares


Aproximadamente 40 alunos do Instituto dos Cegos tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 13 de março, e participaram de uma aula de ginástica diferenciada, planejada exclusivamente para eles, em Campina Grande. A ação partiu do programa de atividades físicas ‘Mexe Campina’, em comemoração aos 10 anos de reabertura da instituição filantrópica. Os coordenadores do programa de saúde e bem-estar informaram ainda que a cidade ganhará outros sete pontos de atividades e que 12 ‘academias populares’ foram licitadas e deverão ser instaladas até o final do ano.

No Instituto dos Cegos, as aulas aconteceram através de comando de voz e orientação de educadores físicos. “Fizemos um trabalho de descontração, de movimento, explorando o movimento de toque e estimulando a capacidade motora deles. É uma aula com ritmo diferente porque cada movimento precisa ser explicado detalhadamente”, informou a profissional Eliane Barbosa.

Para a presidente da instituição, Adenise Queiroz, a ação será incluída no calendário de atividades e deverá acontecer pelo menos uma vez por semana. “Muitas pessoas cegas são acometidas pelo sedentarismo e essas ações são importantes, até porque fortalecem a auto-estima deles”, falou. O aluno Sebastião Gameleira, 50, informou que para ele, as atividades foram uma novidade. “Foi a primeira vez que eu fiz uma aula de ginástica na vida, foi muito bom”, disse.

Saiba onde encontrar o 'Mexe Campina' – Um dos coordenadores do ‘Mexe Campina’, Robson Dantas, informou que atualmente o programa realiza ações em seis pontos (Parque da Criança, Açude Velho, Plínio Lemos, ‘O Meninão’, Avenida Juscelino Kubitschek e no bairro Palmeira). Até o final do ano, outros sete pontos deverão ser beneficiados: Cinza, o distrito de Galante, São José da Mata, Canal de Bodocongó, Canal do Prado (Catolé), Rua Almeida Barreto e bairro do Ligeiro.

(Atualizado em 14/03/13)