Iniciativa pioneira | Professor da Unesco visita campus avançado da UEPB no Serrotão



O professor doutor Timothy Ireland, membro da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e especialista em educação, esteve na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, em Campina Grande, visitando os presídios masculino e feminino do ‘Complexo do Serrotão’. Ele foi acompanhado pela professora Rochane Villarim (foto). Timothy conheceu o ‘Campus Avançado’ da unidade prisional, que receberá espaços para a realização de projetos de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A professora Nazaré Zenaide, a primeira secretária nacional de Direitos Humanos, também esteve no local. “A infraestutura do campus masculino está pronta e a do campus feminino está em finalização. Porém, algumas ações estão funcionando desde 2012. É o caso do ‘escritório modelo’, do Centro de Ciências Jurídicas. Nos demais locais, estamos verificando e conhecendo as demandas para saber as reais necessidades dos cursos. Possivelmente teremos cursos preparatórios para supletivos, uma rádio comunitária, salas de leitura e projetos agrícolas de horta comunitária”, explicou a pró-reitora de extensão e assuntos comunitários, professora Maria Aparecida Barbosa Carneiro.

Projeto paralelo com ações ambientais - Um projeto paralelo às ações da UEPB prevê também a ressocialização dos presos através de um projeto ambiental. A ação é da Associação Socioambiental Consciência Cidadã. No presídio masculino foi construído um viveiro de mudas e os apenados terão acesso a cursos. “Isso oferece a formação ecológica e técnica para os apenados que produzirão mudas que podem ser utilizadas para arborizar a cidade. O viveiro de mudas no complexo penitenciário também servirá para cumprimento de penas alternativas para aqueles que forem condenados por crimes ambientais”, explicou Clóvis Brasileiro, presidente da associação.

Atualizado em - (01/03/2013).
Leia mais sobre: × × ×