Futebol Paraibano | Paulo Pessoa aponta o jogador que faz a diferença na equipe do Campinense



Canindé: o diferencial do Campinense

O verdadeiro craque no futebol é o jogador que consegue surpreender a todos com uma jogada brilhante, menos a si mesmo; é um profissional que nos momentos decisivos sente muito menos a pressão do que os demais; é alguém que consegue fazer a leitura de momentos críticos de uma partida com muito mais facilidade e frieza do que seus oponentes.

No Campinense há jogadores que tem algumas dessas características. Por exemplo, Bismarck é o típico jogador que costuma surpreender seus adversários com passes geniais e lançamentos inimagináveis. Roberto Dias parece não sentir pressão em momento algum do jogo. E quando todos esperam um chutão para frente ele sai jogando como se estivesses disputando um treino recreativo. Sem dúvida, um dos pouquíssimos zagueiros clássicos no futebol brasileiro e mundial. Pantera supera muitos comentaristas ou atrevidos que enveredam pela crítica, como eu próprio, e faz leituras perfeitas, tanto táticas como psicológicas de uma partida de futebol.
Paulo Pessoa aponta o jogador quemé
Além deles existem outros no Clube Cartola que são brilhantes em determinados quesitos. Mas há um que reúne todas essas características e por isso torna-se o diferencial do Campinense: Oliveira Canindé. Apesar de não entrar em campo, o treinador faz manobras geniais, com leitura e frieza impressionante.

No primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o ASA, ele voltou a surpreender. Edvânio (zagueiro) como volante, quando todos esperavam Danilo Portugal ou até mesmo Rodrigo no time titular. Resultado: um time ainda mais marcador e nem por isso menos ofensivo na vitória por 2 a 1 em pleno Fumeirão.

Até mesmo o treinador do ASA, Leandro Campos, reconheceu o belo trabalho do time de Campina Grande e se disse surpreso com a postura da Raposa dentro de campo, sobretudo no primeiro tempo. Frutos de um trabalho que começou com certa desconfiança lá em dezembro de 2012, mas, que venceu adversidades e se tornou o que é hoje, o time coletivamente mais aplicado do futebol nordestino, seja atacando ou defendendo.

FUTURO!
No próximo domingo ele pode fazer história e se tornar o treinador que conquistou um dos títulos mais expressivos, senão o mais importante, da história do futebol paraibano.

Equilibrado em suas decisões, perfeccionista e conhecedor da evolução do futebol contemporâneo, Canindé, como gosta de ser chamado, está cada dia mais preparado para se tornar um dos maiores expoentes do futebol brasileiro no que diz respeito à treinamento.

Leia mais sobre: × × ×